Açores-entre-mares-concurso

A quinta edição da Campanha ‘Açores Entre-Mares’, uma iniciativa do Governo dos Açores promovida através da Secretaria Regional dos Recursos Naturais, decorre a partir de hoje, Dia Europeu do Mar (20 de junho), até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, estando previstas cerca de 50 ações em toda a Região para mobilizar a sociedade para o conhecimento, preservação e promoção do Mar dos Açores. 

Nas próximas três semanas, sob o tema ‘Baleias, Golfinhos e Tubarões’, vão decorrer inúmeras iniciativas desenvolvidas em parceria com entidades públicas e privadas, entre as quais observações de cetáceos, visitas a áreas protegidas, palestras, tertúlias, exposições, limpezas subaquáticas e de orla costeira, regatas, passeios marítimos e sessões de cinema. 

Pretende-se que as três espécies emblemáticas do Mar dos Açores contribuam para alertar para as ameaças à vida marinha e para a necessidade de mudar comportamentos lesivos, mas também para as oportunidades que proporcionam, como as atividades de observação de cetáceos, a dinamização do Património Baleeiro ou o mergulho com tubarões. 

Todas as entidades podem organizar e dinamizar eventos que apelem à utilização sustentável do Mar, contando a campanha este ano já com cerca de três dezenas de parceiros, incluindo municípios, autoridade marítima, clubes navais, marinas, centros de ciência, escolas e associações desportivas. 

O Dia Europeu do Mar foi instituído em 2008 pelo Conselho Europeu, Parlamento Europeu e Comissão Europeia, enquadrado na Política Marítima Integrada da União Europeia. 

Este dia é celebrado anualmente a 20 de Maio, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos europeus para o reconhecimento do papel crucial desempenhado pelos mares e oceanos no seu quotidiano e para evidenciar a importância socioeconómica dos setores marinhos e marítimos para o progresso da Europa, o chamado ‘Crescimento Azul’. 

O Dia Mundial dos Oceanos começou a ser comemorado a 8 de Junho de 1992, durante a Cimeira da Terra Rio-92, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. 

Esta data comemorativa tem a finalidade de fazer anualmente uma homenagem aos Oceanos e aos recursos naturais que deles provêm.

DL/Gacs