Entre os dias 21 a 25 de agosto, a Câmara Municipal de Lagoa procederá a uma campanha gratuita para a identificação eletrónica e vacinação antirrábica de cães, destinada aos munícipes do concelho de Lagoa, a decorrer em diferentes locais.

A legislação em vigor na matéria prevê que a identificação por meio eletrónico é obrigatória e deve ser realizada pelo detentor do animal entre os 3 e os 6 meses de idade, sendo que o não cumprimento é uma infração punível com coima, aplicada pela GNR, através do Núcleo de Proteção do Ambiente, situação que tem ocorrido diversas vezes no concelho. Sendo esta uma obrigação de todos os cidadãos, na verdade a maioria das pessoas está numa situação de incumprimento e é uma medida que o município, de forma gratuita, vai realizar pelas freguesias do concelho, apelando à população que adira.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, esta medida é o primeiro passo que deve ser dado para garantir uma efetiva defesa dos direitos dos animais, possibilitando-se à população que durante uma semana, e em qualquer dos locais indicados o possa fazer.

Assim sendo, no dia 21 de agosto, a campanha decorrerá no Centro Comunitário da Ribeira Chã, entre as 09h00 e as 12h00. No dia 22 de agosto, a mesma campanha decorrerá no polivalente de Água de Pau entre as 09h00 e as 12h00. Já nos dias 23, 24 e 25 de agosto, a campanha terá lugar no Parque de Máquinas da Câmara Municipal de Lagoa, igualmente entre as 09h00 e as 12h00.

Para que o munícipe possa usufruir da campanha deverá fazer-se acompanhar do seu Cartão de Cidadão ou do seu Bilhete de Identidade, assim como deverá dar informação relativa do seu número de identificação fiscal (NIF).

Para mais informações deverá consultar o sítio oficial da autarquia, www.lagoa-acores.pt, ou deverá contatar telefonicamente a edilidade, através do número 296 960 600.

DL/CML

Share