A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, na sua reunião desta quarta-feira, dia 14 de junho, procedeu à análise de vários assuntos de interesse para a atividade empresarial.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, a CCIPD encontra-se satisfeita com a evolução do turismo, com base nos dados estatísticos relativos a abril e divulgados esta quarta-feira, que evidenciam a continuação de um significativo incremento do setor, com os Açores a apresentarem aumentos superiores à média do país, em termos de dormidas e proveitos. O RevPAR também aumentou 15,6%, na Região, relativamente ao período homólogo (janeiro a abril).

Este crescimento consolidado impõe que sejam resolvidos problemas estruturais, que têm vindo a ser sucessivamente adiados, como sejam as infraestruturas públicas (miradoiros, trilhos, áreas balneares, etc.) e a formação, evidenciando-se já um excesso de procura relativamente à oferta nesta área.

A Direção da CCIPD, tem vindo sistematicamente a alertar para a necessidade de, após se ter desbloqueado a questão das acessibilidades aéreas, se atuar sobre as infraestruturas e qualificação de recursos humanos, para se ter um turismo gerador de riqueza e sustentável.

Para analisar a situação dos transportes, da formação e das infraestruturas, no que se refere a S. Miguel, foi agendada, para o dia 19 do corrente mês, uma reunião alargada da Comissão Especializada do Turismo. O objetivo da reunião passa por se fazer um diagnóstico alargado das ameaças e das oportunidades do setor na atualidade. 

DL/CCIPD

Share