rastreio-liga-cancro- 

O Núcleo Regional dos Açores (NRA) da Liga Portuguesa Contra o Cancro lança a Bolsa «D. MARIA DO LIVRAMENTO DE ABREU FORJAZ» para incentivar a realização de estudos de investigação científica na área da oncologia.

As candidaturas à bolsa, no valor de €1500, devem ser enviadas até 31 de maio.

A Bolsa «D. MARIA DO LIVRAMENTO DE ABREU FORJAZ» foi instituída em sua memória pelo seu marido, Dr. Cândido Pamplona Forjaz, que foi durante muitos anos Presidente da Direcção do Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRA-LPCC) e a quem, já na década de 40 do século passado, se ficaram devendo os primeiros passos na luta contra o cancro nos Açores e posterior instalação do Centro de Oncologia dos Açores Prof. Doutor José Conde.

Esta Bolsa permite assim aos jovens investigadores Açorianos o desenvolvimento dos seus estudos no combate ao cancro, que foi uma preocupação constante do Dr. Cândido Pamplona Forjaz, personalidade a quem a ilha Terceira em particular e os Açores em geral tanto ficaram devendo e que pela sua generosidade projectou no tempo a sua acção benfazeja.

À Bolsa, de vigência anual, que servirá para apoiar nas despesas relacionadas com a participação em congressos, cursos de especialização, pós-graduações, mestrados ou doutoramentos, poderão candidatar-se licenciados até aos 35 anos de idade que sejam naturais dos Açores, ou que sejam filhos de pai ou mãe açorianos, ou que residam na Região há mais de cinco anos, independentemente da sua nacionalidade.

Na candidatura (dirigida ao Presidente do NRA-LPCC, sito à Rua da Rosa, n.º 26 – 9700-171 Angra do Heroísmo – em correio registado com aviso de recepção), deverá constar a identificação do candidato, residência, código postal, n.º de telefone/telemóvel e endereço electrónico. Em anexo devem constar o curriculum vitae, comprovativos das habilitações literárias e da formação e experiência profissionais e plano de trabalho a que se destina a Bolsa.

DL/LPCC