A Direção Regional da Cultura, através dos seus Serviços Externos, associa-se às comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, que se celebra anualmente a 2 de abril, proporcionando uma série de iniciativas.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, terá lugar, de 31 de março a 8 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 19h00, e aos sábados, das 14h00 às 19h00, a realização de uma mostra bibliográfica dedicada ao livro infantil.

Por sua vez, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora, a 1 de abril, das 14h30 às 18h30, este Dia Internacional, com uma maratona de leitura com a duração de quatro horas, intitulada “A história da minha infância”.

Dirigida a todas as idades, cada pessoa inscrita nesta iniciativa deverá ler durante aproximadamente 10 minutos um texto que tenha sido um conto da sua infância.

Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o email bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregue diretamente na Biblioteca, até 30 de março.

Segundo o executivo regional, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada decidiu concentrar as comemorações deste dia na semana que o antecede, realizando três oficinas de promoção do livro e da leitura, direcionadas sobretudo a grupos escolares, com marcação.

Assim, a 28 de março, pelas 10h00, será realizada a oficina “Conta ConTapetes: Tecendo um bocadinho do nosso tapete de histórias…”.

Um ‘conTapete’ é um tapete confecionado em tecido e que representa a narrativa e a ilustração de um livro.

Nesta versão de livro em tecido, as crianças, envoltas no conforto afetivo deste material, ouvem a história que cada tapete tem para revelar, sendo utilizados os livros “Chibos Sabichões” e “O Grufalão”.

No mesmo dia e à mesma hora, terá também lugar a iniciativa “Dar Cartas ao Livro”, onde, num jogo muito especial, são distribuídas pelas crianças cartas com imagens.

Pondo à prova a sua imaginação, ordenam o seu “jogo” criando, em conjunto, uma história, chegando depois a altura do livro revelar o seu “jogo” também, contando a sua versão.

Esta é uma Oficina que procura desenvolver a criatividade e a imaginação através da leitura de imagens e da leitura comparada, sendo utilizado o livro “Os ovos misteriosos”.

Nos dias 29 e 31 de março, pelas 10h00, decorrerá a atividade intitulada “A Magia dos Livros”, que parte da questão “será possível ler sem palavras?”, para concluir que também se pode ler a partir de um livro apenas com ilustrações.

Em conjunto, as crianças contarão a sua história das imagens observadas, enquanto, acompanhando a sua espontaneidade e imaginação, estará um redator que registará para a posteridade as histórias criadas pelo grupo.

Nesta atividade será utilizado o livro “O balãozinho vermelho”.

O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento comemorado no dia 2 de abril, data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Este autor foi o primeiro a adaptar fábulas existentes para a linguagem infantil, criando um produto específico para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros na infância.

DL/Gacs

Share