Maquina_Pinhole

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá promover nos dias 27 de abril e 3 de maio, no âmbito da VI Feira do livro “Abril, livros mil”, um workshop de fotografia pinhole ministrado por Vítor Silva.

O workshop destinado ao público em geral, com ou sem formação na área da fotografia, terá uma carga total de doze horas, distribuídas pelos dois dias, sendo o horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Nesta formação os intervenientes terão uma participação integral no processo fotográfico, desenvolvendo competências como a assimilação de forma concreta dos princípios fundamentais da fotografia, aprendizagem de aplicação de regras de composição gráfico-visual e (re) contacto com alguns procedimentos da fotografia analógica.

A fotografia pinhole ou estenopeica é a imagem capturada sem o uso da lente. A fotografia é tirada através de uma câmara escura, que poderá ser uma caixa ou o interior de uma lata. Neste espaço terá um pequeno orifício através do qual entrará a luz e projetará a imagem do objeto.

Os interessados em participar no workshop poderão realizar a sua inscrição junto da Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira até 23 de abril, através do contacto telefónico 296 912510 ou correio electrónico servicoeducativo.bmtbv@gmail.com, sendo que a ação tem um custo associado de 20€ por participante.

Este workshop foi inserido no Worlwide Pinhole Photography Day, o website oficial onde qualquer pessoa, de qualquer lado do mundo pode enviar as fotografias pinhole que fez, de modo a serem colocadas na galeria on-line. Estão calendarizados, até ao momento, eventos em 29 países espalhados por 4 continentes. 

DL/CML

Share