Açores-noticiasjornal-diario-Lagoa-Espirito-Santo-quartos-smg

A autarquia lagoense irá, em colaboração com a paróquia de Nossa Senhora dos Anjos, e a junta de freguesia de Água de Pau, promover nos dias 27, 28 e 29 de junho o Império de São Pedro, cujas festividades terão lugar no Largo de Santiago, na vila de Água de Pau.

Trata-se de uma organização da responsabilidade da Câmara Municipal de Lagoa, que decidiu, este ano, recuperar o Império de S. Pedro há muito extinto nesta vila. A Lagoa tem a tradição de várias instituições promoverem Impérios do Divino Espírito Santo, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia, Agrupamento de Escuteiros do Cabouco e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.

O objetivo dessa iniciativa, que é para se manter anualmente, passa assim pela preservação e promoção da cultura e das tradições que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e dos açorianos e que contribui para definir a identidade do Concelho e dos Açores naquilo que têm de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo que se assume como uma devoção com grande tradição no seio da comunidade lagoense.

Com um diversificado programa de, as festividades iniciam-se, na sexta feira, pelas 20h30, com a abertura do quarto do Espírito Santo, seguindo-se a bênção da dispensa da carne e da massa. No sábado, o dia inicia-se com a distribuição, pela manhã, de mais de 200 pensões aos idosos portadores do cartão do idoso e instituições sociais, sendo que no final da tarde haverá a partilha popular das tradicionais sopas do Divino Espírito Santo. Para domingo, último dia das festividades, decorrerá o tradicional cortejo, desde o Largo de Santiago até à Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, seguindo-se a Missa Solene e o Cortejo da Coroação dos Impérios do concelho com a participação das filarmónicas do concelho, terminando com um bodo de leite no Centro Comunitário João Basco Mota Amaral.

É de salientar, que os três dias de festa do Divino Espírito Santo em honra do Império de São Pedro na Vila de Água de Pau contarão com a animação musical de vários grupos locais.

DL/CML