PSP Lagoa edificio esquadra

No âmbito da atividade policial recordamos, neste quadro, algumas das ações desenvolvidas pelos elementos da Esquadra da PSP de Lagoa, e divulgada através do relatório diário do Comando Regional da PSP.

Ressalvamos que estes são dados que não refletem a totalidade da atividade dos elementos desta esquadra.

03dez15 – Foi detido, um indivíduo do sexo masculino, de 58 anos, por condução de um veículo, sob a influência de álcool, com uma TAS de 2.99 g/l.

17dez15 – Foi detido, um indivíduo do sexo masculino, de 50 anos, por condução de um veículo, sob a influência de álcool, com uma TAS de 1.58 g/l.

26dez2015 – Foi detido, um indivíduo do sexo masculino, de 43 anos, por furto interior de veículo, estacionado na via pública.

Por outro lado, elementos da esquadra da PSP de Lagoa tem vindo a participar, ao longo dos últimos meses, em várias ações de sensibilização junto das escolas e da população. É o caso da ação de sensibilização sobre violência doméstica no namoro. Ações que têm como intuito evitar situações futuras de violência.

Segundo fonte da PSP, é preciso sensibilizar para todas aquelas situações que podem terminar em violência doméstica.

No namoro, já são visíveis atualmente situações preocupantes, situações que podem terminar em casos mais graves de violência, daí ser necessário sensibilizar possíveis agressores para que possam reverter comportamentos e atribuir às vitimas formas de se defenderem e fugir à violência.

Noutro campo, no âmbito do programa Escola Segura, foram várias as ações junto dos alunos de várias escolas.

A Lei nº 72/2013 de 3 de setembro veio alterar o Código de Estrada. As alterações introduzidas refletem maior preocupação com os utentes mais vulneráveis, sobretudo com os peões e utentes de veículos de duas rodas, na tentativa de lhes conferir maior proteção.

As alterações introduzidas trazem também um conjunto de obrigações a adicionar às regras já existentes.

=> À aproximação de passagens assinaladas na faixa de rodagem para travessia de peões ou velocípedes, reduza a velocidade;

=> Ceda a passagem aos velocípedes que atravessam as faixas de rodagem nas passagens assinaladas;

=> Nas pistas destinadas a velocípedes, é proibido o trânsito daqueles que tiverem mais de duas rodas nãos dispostas em linha ou que atrelem reboque;

=> Aos velocípedes são aplicáveis as regras de prioridade, salvo sinalização em contrário.

A PSP deixa ainda o alerta:

ATENÇÃO Na ultrapassagem de peões ou velocípedes, devem guardar a distância de 1,5 mt e abrandar a velocidade.

DL/PSP