Instrumento-musical

A “Associação Musical de Lagoa” foi formalmente constituída no dia 30 de Novembro de 2007. Trata-se de uma Associação que tem como principal objetivo divulgar a cultura musical no Concelho de Lagoa. 

A Associação Musical de Lagoa funciona em duas valências: uma Orquestra Ligeira e uma Academia de Música.

Na academia de música estão atualmente cerca de 70 alunos com formação musical nos vários instrumentos, servindo como escola formativa na área musical. 

Mas como em várias áreas, esta também atravessa um período difícil, face à própria conjuntura mundial que se vive, e as dificuldades financeiras das famílias faz com que haja uma redução do número de alunos inscritos. 

Segundo Norberto Ponte, o presidente da Associação Musical, a academia tem um quadro docente de excelência, tudo professores licenciados e alguns do quadro do próprio Conservatório Regional de Ponta Delgada. 

O objetivo da academia é ir ao encontro das crianças, levando-as a tocar o que gostam, para que estas tenham um gosto maior pela música. 

O responsável diz notar-se que os jovens têm interesse pela música, e todos os anos são cerca de 20 as crianças que entram para a academia, entretanto substituindo outros que vão saindo. 

Quanto ao plano de atividades da Associação Musical de Lagoa, têm sido realizadas algumas atividades, não tanto como pretende a atual direção. 

Segundo Norberto Ponte, a associação já quis protocolar com as várias filarmónicas do concelho, mas tem sido difícil, já que estas têm as suas próprias escolas, embora considera que com a colaboração quem fica a ganhar são as bandas filarmónicas. 

O presidente da Associação Musical considera que, por outro lado, as bandas filarmónicas terão sempre o seu futuro garantido, apesar das dificuldades, sendo na sua opinião, das últimas instituições a desaparecer. 

A Associação Musical tem igualmente uma orquestra ligeira mas que não tem sido muito solicitada. Neste campo, Norberto Ponte aponta o dedo à crise financeira atual. 

A orquestra é atualmente composta por 50% de músicos da Lagoa, e os restantes são recrutados de fora do concelho, tendo em conta as próprias solicitações.

DL

Share