Cruz-Vermelha-Dia-Internacional

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma entidade internacional sem fins lucrativos, com sede em Genebra (Suíça), que tem o objetivo de socorrer vítimas de guerras e de catástrofes naturais. Fundada em 1863, a entidade presta assistência às vítimas, fornecendo alimentação, assistência médica e abrigo.

A Cruz Vermelha também desenvolve um trabalho junto aos prisioneiros de guerra, buscando restabeler o contato com seus familiares e localizando os que foram dados como desaparecidos.

A sua prioridade, tendo a neutralidade como princípio, é o não envolvimento em questões militares, religiosas ou políticas.

O dia da Cruz Vermelha é em homenagem a data de nascimento de seu fundador, Jean Henri Dunant. Ele foi agraciado com o primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, vindo a falecer nove anos depois. A própria Cruz Vermelha também foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz, em 1917.

Por seu turno, em Portugal, a Cruz Vermelha é uma instituição humanitária não governamental de carácter voluntário e de interesse público, sem fins lucrativos, que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário e em obediência aos Princípios Fundamentais e recomendações do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Constitui missão da Cruz Vermelha Portuguesa prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.

Em pleno Dia Internacional da Cruz Vermelha, o presidente nacional da instituição deixa uma mensagem de esperança e confiar no futuro, afirmando que o passado serve para registar o que aprendemos.

Por outro lado, e tendo em conta a conjuntura atual, Luís Barbosa defende ser fundamental racionalizar os nossos procedimentos, ou seja, devemos agir com maior racionalidade para vencer as dificuldades.

A Cruz Vermelha foi fundada em 1865, faz parte do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e tem como principais preocupações prestar assistência humanitária e social, ajudando, da melhor forma possível, a populações mais carenciadas.

DL/CVP

Share