lagoa-casa-cultura-Carlos-Cesar

A Câmara Municipal de Lagoa irá promover a exposição “Açores no Artesanato” que será inaugurada no dia 12 de abril e que estará patente até ao dia 31 de julho na Casa da Cultura Carlos César, na cidade de Lagoa.

Trata-se de uma iniciativa, cujo objetivo incide em promover, divulgar e valorizar o artesanato açoriano. Com esta exposição a Câmara Municipal dará a conhecer a singularidade e a enorme riqueza das artes artesanais insulares que constituem um importante espólio artístico de indubitável valor cultural, destacando também, numa das divisões da exposição, as peculiaridades do artesanato lagoense.

A exposição intitulada “Açores no Artesanato” estará patente nas diversas salas dos dois pisos da Casa da Cultura Carlos César, onde estarão expostas peças artesanais correspondentes aos três grupos que constituem o arquipélago dos Açores. Neste sentido, a exposição inicia-se no piso 0, com o grupo Oriental e nas restantes duas salas do mesmo piso, a exposição destacará o grupo Central e o grupo Ocidental, onde também estarão patentes os valores do artesanato lagoense, com peças típicas do concelho de Lagoa, elaboradas por artesãos lagoenses.

Com a exposição “Açores no Artesanato”, a autarquia lagoense pretende evidenciar as diferentes tradições açorianas que marcaram a identidade cultural da região e que outrora demarcaram o quotidiano açoriano e que hoje são consideradas relíquias.

É de salientar que como forma de dinamização desta exposição, decorrerá um workshop de artesanato que será ministrado pelas artesãs Fátima Andrade e Maria Conceição Medeiros que irão ensinar técnicas de artesanato, nos dias 23 e 30 de abril e nos dias 7 e 14 de maio, a partir das 20h30.

DL/CML