Socialistas Europeus indicam Serrão Santos para relatório sobre o leite

Ricardo-Serrão-Santos-Estrasburgo- 

A Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu vai elaborar um relatório de iniciativa sobre o impacto do fim do regime de quotas na evolução do mercado do leite. Ricardo Serrão Santos, deputado socialista eleito pelos Açores, será o representante dos socialistas europeus (Socialists and Democrats) neste importante relatório para o futuro do sector do leite na Europa.

Ricardo Serrão Santos refere “tratar-se de um relatório pré-legislativo que pode constituir um primeiro passo no sentido de dar resposta a uma situação que começa a gerar algum consenso, inclusive na Comissão Europeia, de que apesar das medidas que constam do “pacote do leite”, o fim das quotas leiteiras obrigará a encontrar um mecanismo que produza efeitos equivalentes em termos de regulação do mercado do leite”. O eurodeputado socialista disse ainda que “o objetivo deste relatório é contribuir para a reflexão que a própria Comissão Europeia anuncia estar a fazer sobre o sector e apontar pistas para que esta instituição a tome iniciativa legislativa neste domínio”.

Serrão Santos salientou, numa alusão aos interesses dos Açores neste sector, ser este “o início de um processo político que implicará estudo, análise e capacidade de fazermos valer as nossas especificidades” uma vez que se espera que o relatório “inclua a caracterização e identificação das necessidades do sector a partir dos últimos desenvolvimentos do mercado e das novidades em termos de regulamentação na União Europeia”.

O relator do Parlamento Europeu é o eurodeputado James Nicholson, deputado do Reino Unido, Irlanda do Norte, do grupo político ECR – Conservadores e Reformistas Europeus que foi também o relator para o “pacote do leite” na legislatura passada.

DL/GDPE

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*