Bispo de Angra preside às maiores festas religiosas do Ontário

BispoDomAntSousaBRaga_abr12@Gacs

O Bispo de Angra vai presidir às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Brampton, nos arredores de Toronto, Canadá, que se realizam entre os dias 5 e 8 de setembro e reúnem milhares de açorianos residentes no país. 

As festas organizadas pela comunidade paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em cuja igreja permanece a imagem do Senhor Santo Cristo durante todo o ano, constituem uma grande manifestação de fé e devoção ao “Ecce Homo”, trazida para o Canadá pelos açorianos, sobretudo pelo imigrantes vindos da ilha de São Miguel, escreve o Portal da Diocese. 

Na sexta-feira dia 5, haverá a celebração da missa de “cura e bênção” especial para os doentes, presidida por D. António de Sousa Braga, seguindo-se a cerimónia de bênção da nova capa, com a qual a imagem sairá este ano. 

No sábado, realiza-se a procissão da mudança da imagem à volta da igreja, ao som do hino do Senhor Santo Cristo dos Milagres, tocado por filarmónicas entre as quais a da casa Lira de Brampton. Após a recolha da imagem, celebra-se a Eucaristia com pregação do prelado diocesano. 

No domingo, dia principal da festa, são esperados milhares de visitantes vindos das províncias Ontário, do Quebeque (Canadá) e dos Estados Unidos, que participarão nos festejos em honra do Senhor Santo Cristo. 

A missa solene é presidida pelo Bispo de Angra, seguindo-se a procissão, durante a qual, à semelhança do que acontece nas festas de São Miguel,  serão cumpridas promessas. 

Além de diversos grupos da paróquia, a procissão incorpora autoridades civis da província bem como as filarmónicas . 

Na segunda-feira, 8 de setembro, último dia dos festejos, terá lugar um cortejo de oferendas seguido da celebração da missa de Acção de Graças. 

Entre as comunidades luso-canadianas da América do Norte, a de Brampton é aquela que mais recentemente começou a promover a festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres – esta será a 19ª edição- mas já é a maior festa religiosa no Ontário. 

A Imagem e o andor do Senhor Santo Cristo dos Milagres existente em Brampton é uma cópia da que existe em São Miguel e, tal como acontece nos Açores, a imagem também tem o seu tesouro, composto pela Coroa, Relicário, Corda, Ceptro e Resplendor.

DL/Diocese

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*