Dois portugueses entre os 24 melhores no SATA Azores Pro

 Ribeiro Vasco (PRT)0347azores14poullenot

Vasco Ribeiro já se encontra nos oitavos de final do SATA Azores Pro 14 presented by Sumol. O surfista de S. João do Estoril venceu de forma brilhante a sua bateria do terceiro round, avançando directamente para esta fase, com algumas das melhores ondas do dia. 

Disputadas em ondas perfeitas de 1.5m, realizaram-se hoje a segunda e terceira fases, com Frederico Morais igualmente ainda em prova, mas no quarto round, imediatamente anterior aos oitavos. Se vencer a sua bateria amanhã, “Kikas”, como é conhecido, junta-se a Vasco Ribeiro na disputa por um lugar nos quartos de final, refere a organização.

O dia começou com a realização das doze baterias da segunda fase, onde Vasco e Frederico avançaram, deixando para trás surfistas da elite mundial, como Jeremy Flores, Jadson André ou Glenn Hall, entre outros. Por seu lado, o brasileiro Willian Cardoso, vencedor da primeira edição desta prova, em 2009, fez a melhor onda do campeonato, 9.77 em 10 pontos possíveis.

Também nesta fase ficou para trás José Ferreira, o terceiro português ainda em prova, num heat onde não conseguiu encontrar ondas com potencial para mostrar o tipo de surf que o viu vencer a sua bateria do primeiro round. 

Já na terceira fase, onde nenhum surfista perde efectivamente mas o vencedor da cada bateria avança directamente para os oitavos de final, Frederico acabou por ver-se afectado devido a uma forte chuvada que caiu durante o seu heat, que diminuiu bastante a visibilidade, tendo agora de disputar a quarta fase, contra o norte-americano Patrick Gudauskas, de forma a avançar igualmente para os oitavos.

Já Vasco Ribeiro esteve imparável, conseguindo a vitória nesta fase, com um dos dez melhores scores totais do evento – 15.83 em 20 pontos possíveis. Ribeiro tem, aliás, dois totais seus nessa “tabela de honra”, liderada pelo francês Maxime Huscenot (ex-campeão mundial júnior), que hoje conseguiu uma pontuação total de 18.34. 

Os surfistas europeus estiveram muito fortes no terceiro round, com vitórias em quatro das oito baterias. Além de Vasco Ribeiro e Maxime Huscenot, também o francês Joan Duru e o italiano Leonardo Fioravanti avançaram directamente para os oitavos de final.

Fioravanti, de 16 anos, mostra-se muito embalado nesta “perna europeia” do circuito mundial de qualificação, depois de um segundo lugar na etapa de Lacanau, em França e da vitória em Pantin, na Galiza, no passado fim de semana.

Os outros vencedores destas baterias em que ninguém perde foram os australianos Jack Freestone e Yadin Nicol, o neo-zelandês Ricardo Christie e o norte-americano Brett Simpson, também membro da elite mundial.

Amanhã o SATA Azores Pro presented by Sumol 2014 regressa à água para o seu terceiro dia de competição, a partir das 10h30m locais, na praia de Santa Bárbara, que tão boas ondas tem proporcionado. O público tem respondido em massa, enchendo a praia e aplaudindo o verdadeiro espectáculo a que tem assistido. 

DL/purofeeling/fotos@ASP/Poullenot

Categorias: Desporto

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*