Estação Costeira necessita de manutenção urgente

Estação-Costeira-Porto-Abrigo

A Porto de Abrigo vê com preocupação a falta de resposta, por parte do governo, à recomendação da Assembleia Legislativa Regional dos Açores de 13 de março de 2014 (resolução nº 11/2014), relativamente ao apoio à manutenção dos equipamentos.

Segundo um comunicado, hoje emitido, desde de algum tempo, os equipamentos desta estação reduziram a cobertura à área mais ocidental do arquipélago, por via de avarias no retransmissor situado na ilha das Flores.

Considera a Porto de Abrigo que o trabalho de manutenção de equipamentos instalados em montanha deve ser realizado de verão, e resultar da cooperação com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), sendo que uma representação da cooperativa reuniu a 13 de maio com o seu presidente.

A urgência na concretização da recomendação é tanto mais importante pela mais-valia da Estação Costeira na prevenção de acidentes no mar, revela o comunicado.

Dados disponibilizados pela Estação Costeira Porto de Abrigo dão conta de que, até dia 15 de agosto, esta estação recebeu 2462 chamadas para prestar apoio ou informações, sendo que 95 foram da náutica de recreio/ pesca desportiva, entre as quais se contam vários veleiros com bandeiras estrangeiras.

Em 2012 a Estação Costeira teve um total de 2676 chamadas de pesca local e 218 da náutica de recreio / pesca desportiva, e em 2013 foram 3783 chamadas da pesca profissional e 263 náutica de recreio / pesca desportiva.

A Estação Costeira presta informação útil para toda a frota de pesca em atividade na Zona Açores, sob a forma de aviso geral à navegação, com informação meteorológica, e sobre a evolução na execução das capturas de espécies sujeitas a quotas e que, habitualmente esgotam-se antes do fim da campanha da pesca.

Do conjunto de serviços solicitados, a Porto de Abrigo destaca, pela sua importância preventiva, os pedidos de apoio em situação de avaria, os pedidos por acidente solicitando aconselhamento médico ou possível evacuação, e os pedidos de reboque de embarcações com avaria, e o reboque de objetos ou artes suscetíveis de afetar a navegação.

No apoio de rotina destaque para o pedido de informação meteorológica em detalhe.

Há ainda o recurso à Estação Costeira para informações sobre a evolução dos preços do pescado ou para reserva de serviços quando a embarcação chega ao porto de pesca.

DL/PA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*