Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira promove Tertúlia “Romeiros – a sonoridade, a fé e a vivência”

Açores-noticias-Diario-Lagoa-Romeiros

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá promover no dia 21 de fevereiro, pelas 20h30, a Tertúlia “Romeiros – a sonoridade, a fé e a vivência”.

Este evento, de entrada gratuita e destinado ao público em geral, tem o intuito de divulgar uma das tradições mais particulares das nossas ilhas, ao mesmo tempo que mostra a humildade e devoção do povo.

O evento abrir-se-á com o canto “Avé Maria”, entoado pelo rancho de romeiros de Santa Cruz, seguindo-se a comunicação do Padre João Ponte, natural da freguesia de Santa Cruz, que abordará o tema da “fé”; Ana Carvalho, mestre pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tendo como tese de mestrado “Romeiros de São Miguel: a música na caminhada da Quaresma”, analisará o repertório musical utilizado na caminhada das romarias; por fim, o Mestre Edmundo Botelho e contramestre José Ventura, do rancho de romeiros de Santa Cruz, darão o testemunho da sua caminhada. Durante o evento, os participantes poderão degustar alguns produtos regionais.

A par deste evento, a Biblioteca terá patente na receção, de 18 a 28 de fevereiro, a exposição “Romeiros da Quaresma”, uma exposição de fotografia da autoria de Marcelo Borges e propriedade do acervo da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira ao promover diferentes eventos culturais destinados a públicos diferenciados na comunidade, desde workshops, serões culturais, apresentações de livros, entre outros, afirma-se como um espaço de educação e cultura.

DL/CML

Categorias: Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*