PSD/Açores defende Conceito Regional Estratégico que valorize internacionalmente o arquipélago

António-Ventura-PSD-Açores-alra

O PSD/Açores defende a criação um Conceito Regional Estratégico para o arquipélago, para que se conheçam, “de forma institucional, politica e jurídica, as vantagens e os desafios da posição geoestratégica e geopolítica dos Açores”.

Segundo o deputado António Ventura, “é vital avançar para um conhecimento que posicione os Açores no âmbito do investimento Europeu e mundial em muitas temáticas”.

O vice-presidente do grupo parlamentar social democrata falava na Universidade de Verão do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais, onde recordou que o partido entregou uma iniciativa no Parlamento Regional, que está em apreciação, para se estudar a geoestratégia e a geopolítica dos Açores. Uma iniciativa que já foi aprovada em comissão”, realçou António Ventura.

Para o social democrata “é urgente termos uma política de relacionamento externo.

Temos as prorrogativas da Autonomia para criar um posicionamento político próprio de futuro, que evite o isolamento e permita estabelecer as nossas vantagens geopolíticas e geoestratégicas”, explicou.

António Ventura lembrou que os Açores fizeram parte “da primeira globalização, fomos capital administrativa dos oceanos, centro de abastecimento do Atlântico e proteção militar das rotas marítimas. Seguiram-se e seguem-se outras globalizações. Para não perdermos a chamada necessitamos de previsibilidade e diplomacia”, acrescentou.

O deputado precisou também as necessidades “de pensamento crítico, de uma diplomacia ativa, uma cooperação estruturada, intercâmbio de conhecimento. E retoma à nossa vocação atlântica, porque a nossa geografia tem um valor político e geoestratégico incalculável”, concluiu.

DL/PSD-A

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*