Diretor Regional das Comunidades diz que a diáspora açoriana orgulha a Região

Paulo-Teves-Direto-REgional-Comunidades-governo-Açores-espirito-Santo-Canadá (1)

O Diretor Regional das Comunidades salientou que a diáspora açoriana constitui “motivo de orgulho para a Região, uma vez que se trata de comunidades sólidas, ativas, empreendedoras e solidárias que contribuem para o desenvolvimento dos Açores e das respetivas sociedades de acolhimento”.

Paulo Teves, que falava no painel “A diáspora e identidade açorianas: o caminho para realçar o potencial dos Açores?”, no âmbito da 1.ª edição da Universidade de Verão do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais, destacou o papel das comunidades açorianas, referindo-se às mesmas como uma importante “dimensão da Açorianidade”.

O Diretor Regional das Comunidades salientou também a existência de um profícuo desenvolvimento de relações entre a Região e a sua diáspora, defendendo que as mesmas “personificam a cultura de origem, fomentam as ligações económicas e políticas, fortalecem os elos familiares e sociais e promovem os interesses regionais” no estrangeiro.

Paulo Teves relevou, igualmente, a importância da participação ativa dos emigrantes açorianos e seus descendentes nas sociedades de acolhimento, de modo a defenderem os seus interesses e os do arquipélago.

Paulo Teves realçou ainda que o Governo dos Açores, ao longo dos anos, tem promovido e apoiado iniciativas que muito contribuem para a “abertura e afirmação social, cultural e económica dos Açores” na diáspora. 

A concluir, o Diretor Regional das Comunidades afirmou que estamos a assistir a um “rejuvenescimento das associações, capaz de transmitir um valioso legado cultural às gerações vindouras” e lembrou que cada açoriano e açordescendente “na sua residência, no seu trabalho, na sua ação associativa, é um verdadeiro representante e embaixador dos Açores”.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*