Cooperativa de Artesanato “Lagoa Vale a Pena” promove formação

Açores-lagoa-Diario-Notcias-Centro-Social-Atalhada

A Cooperativa de Artesanato “Lagoa Vale a Pena” foi criada em Dezembro de 1997, através do Projecto de Luta Contra a Pobreza “Lagoa Vale a Pena”.

Tem como objectivo principal a formação de jovens e mulheres que desejam aprender a realizar diversos trabalhos, utilizando a arte manual, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento qualificativo dos recursos humanos, com vista ao aumento do rendimento familiar.

Segundo o Centro Social e Cultural da Atalhada, as formandas adquirem conhecimentos sobre a feitura de vários tipos de bordados, principalmente o bordado regional, a recuperação de bordados antigos, bandeiras e corações do Espírito Santo, trabalhos em escama de peixe e em estanho, e pintura no tecido.

A área do artesanato foi criada com o objectivo de manter a tradição artesanal e ser um complemento ao rendimento familiar. Após a formação de seis meses, as formandas tornam-se cooperantes e continuam a trabalhar na cooperativa dado terem obtido os conhecimentos satisfatórios. O trabalho é pago por peça e varia conforme o tipo de trabalho efectuado.

Segundo refere o Centro, na sua página da rede social facebook, neste momento temos 6 cooperantes internas e 8 cooperantes externas. São cooperantes internas, as senhoras que fazem o seu bordado na própria cooperativa, enquanto que as cooperantes externas fazem-no em casa e depois trazem-no para a cooperativa a fim de ser vendido.

Os artigos de artesanato são colocados em determinadas casas comerciais de Ribeira Grande, Ponta Delgada e Lagoa. São, também, vendidos na própria cooperativa.

DL/CSCA

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*