Governo dos Açores disponível para apoiar os museus privados

2085

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura manifestou a disponibilidade da Região para apoiar os museus privados, de forma a que se organizem e venham a integrar a rede regional de museus dos Açores.

Luiz Fagundes Duarte, que falava na Assembleia Legislativa, frisou que o Governo Regional “não pretende mandar nos museus privados”, acrescentando que “incentiva o seu aparecimento e lhes presta todo o apoio”, para que estas instituições possam reunir as condições que lhes permitam “ser creditadas e integradas, se assim o desejarem, na rede regional e nacional de museus”.

O Secretário Regional estimou que, em finais de 2014 ou princípios de 2015, essa rede regional de museus, que formalmente já existe, mas necessita ser regulamentada, estará “a funcionar em pleno”, o que permitirá a circulação pelas ilhas das diversas coleções que possuem.

Nesse sentido, salientou que a Direção Regional da Cultura, através de um grupo de trabalho constituído há algum tempo, está a proceder às adaptações necessárias à lei quadro dos museus e ao recenseamento e caracterização das entidades públicas e privadas com espaços museológicos.

Este trabalho, segundo Luiz Fagundes Duarte, visa não só obter uma visão do panorama museológico regional, como criar as condições para que essas entidades, de um modo voluntário, desde que devidamente creditadas, possam integrar a rede regional de museus.

O Governo dos Açores deseja que os “museus sejam centro de produção e divulgação de conhecimento, referência de cultura, de identidade e de afirmação social e educativa para as comunidades em que se inserem e nos territórios em que se relacionam”, salientou o Secretário Regional.

DL/GaCs

Categorias: Cultura

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*