Rui Luís enaltece papel dos médicos dentistas no sucesso do Programa de Saúde Oral implementado nos Açores

O Secretário Regional da Saúde enalteceu o papel primordial dos médicos dentistas que exercem nos Açores na estratégia global de prevenção e tratamento das doenças orais no arquipélago.

Segundo Rui Luís, que falava nas comemorações do 20.º aniversário da Ordem dos Médicos Dentistas, o Programa de Saúde Oral dos Açores serve de modelo a outros territórios, porque resultou “efetivamente” em melhorias “significativas” na saúde oral das crianças.

O III Estudo Nacional de Prevalência de Doenças Orais revela que a percentagem de crianças açorianas até aos seis anos livres de cáries é de 75%, sendo a melhor a nível nacional.

A medida contempla um boletim individual e a educação para a saúde oral com a deslocação programada e semanal de médicos dentistas às escolas da Região, sendo que no último ano foram distribuídos cerca de 2.800 boletins individuais de saúde oral.

Na sua intervenção, Rui Luís salientou o investimento permanente que o Governo dos Açores tem dedicado a esta área, com ganhos evidentes para os utentes.

Rui Luís adiantou que, “em custos diretos relacionados com os gabinetes de saúde oral e reembolsos”, foram investidos no último ano “dois milhões de euros”.

Segundo o Secretário Regional, o efeito da acessibilidade dos utentes ao tratamento e ao acompanhamento seguro permitiu a realização de 150 mil consultas de saúde oral nos últimos quatro anos.

DL/Gacs

Categorias: Regional, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*