Investimento público executado nos Açores aumenta mais de 100 milhões de euros no terceiro trimestre

A execução do investimento público nos Açores registou um incremento de 55% no terceiro trimestre deste ano, face ao trimestre anterior, aumentando para 289 milhões de euros, o que representa mais 102,6 milhões de euros face ao trimestre anterior.

Em termos homólogos, verifica-se um crescimento de 8,2%, ou seja, mais quase 22 milhões de euros de investimento público em 2018 já executado.

O investimento público, enquadrado no Plano Regional Anual, é executado através de um conjunto de ações promovidas diretamente pelos departamentos da administração regional.

Segundo o Vice-Presidente do governo açoriano, o crescimento do investimento privado, o aumento das exportações, a dinamização do consumo interno e o incremento do investimento público “têm contribuído para a materialização do ciclo de desenvolvimento que hoje vivemos nos Açores”.

Ainda de acordo com o Sérgio Ávila, no programa ‘Educação, Cultura e Desporto’ já foram executados 55,2% dos valores inscritos, significando um montante de 36,5 milhões de euros, dos quais 11 milhões foram investidos em infraestruturas escolares.

Quanto ao programa ‘Desenvolvimento do Turismo’, a taxa de execução chega já aos 65,7%.

Relativamente ao programa ‘Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural’, já foram executados cerca de 52% do total do investimento, ou seja, já foram investidos 39,6 milhões de euros em infraestruturas e modernização de explorações agrícolas, apoiando, desta forma, a competitividade, o rendimento e o desenvolvimento do setor.

A evolução agora demonstrada é um indicador inequívoco de que se irá registar um crescimento acentuado do investimento público executado este ano nos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*