Jornal Diário da Lagoa lança livro de homenagem a João Silvério Sousa a título póstumo

O Jornal Diário da Lagoa prepara-se para lançar, na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, o livro em homenagem ao poeta popular João Silvério Almeida Sousa, a título póstumo.

Natural da freguesia de Santa Cruz, Lagoa, João Silvério tinha o sonho de publicar um terceiro livro, mas não o conseguiu em vida.

Em sua memória surge este livro, com os poemas que João Silvério Sousa escreveu entre 2015 e 2017 para o Jornal Diário da Lagoa, cujas publicações foram feitas na edição impressa e no sítio da internet do jornal (http://diariodalagoa.com).

Publicamos também outros poemas escritos por João Silvério, entretanto descobertos pela sua filha, por entre os pertences, após a sua morte e que, quiçá serviriam para a sua terceira obra literária.

O Jornal Diário da Lagoa assume a publicação desta obra, a qual desejamos que fique na história da freguesia e do concelho de Lagoa, como mais um contributo cultural para os que à frente de nós vierem.

De salientar que esta publicação surge com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Adianta o seu Presidente, Sérgio Costa, “é com grande satisfação que a Junta de Freguesia de Santa Cruz – Lagoa, se associa a mais uma edição de um livro com poemas da autoria de João Silvério Almeida Sousa. Sempre com o espírito de manter as nossas tradições culturais e de reafirmar a identidade do nosso povo, esta autarquia, reconhece desta forma, a herança imaterial deixada pelo nosso saudoso João Silvério”.

Recorde-se que João Silvério Sousa cultivou a nobre arte de versar com a rima intrometida.

Com os estudos feitos – obtendo a quarta classe -, optou, mais tarde, já em idade adulta, por emigrar para o estrangeiro, permanecendo 14 anos nos Estados Unidos e 6 anos no Canadá.

Regressando à sua ilha natal, São Miguel, fixa-se na sua freguesia de origem, Santa Cruz, à qual dedicou os seus dois livros já publicados: “Elogios a Santa Cruz”, em 2011, e “Homenagem a António Augusto da Ponte Borges”, publicado em 2014, pela Junta de Freguesia de Santa Cruz”.

De recordar que João Silvério, tinha outra paixão, a de cantar ao desafio, tendo participado em vários festivais e momentos de cantorias ao desafio.

João Silvério Sousa nasceu na freguesia de Santa Cruz, no dia 7 de dezembro de 1952, tendo vindo a falecer a 23 de outubro de 2017.

De recordar que o lançamento do livro terá lugar na sede da Junta de Freguesia de Santa Cruz, pelas 19h00.

DL

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*