Governo dos Açores vai construir nova Escola Básica Integrada em Rabo de Peixe

O Governo dos Açores vai lançar um concurso público para a construção da nova Escola Básica Integrada de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, num investimento de aproximadamente de 12 milhões de euros, adiantou Berto Messias.

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares frisou que, com esta empreitada, o Governo Regional prossegue “o caminho de investimento público na educação, um setor estratégico para o futuro da Região”.

Na área da agricultura, Berto Messias revelou que o Executivo irá “transferir cerca de 2,6 milhões de euros para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP)”, com o objetivo de “antecipar o suplemento da ajuda atribuída aos produtores de leite pelas entregas efetuadas em 2018, vulgarmente denominadas de ‘escudo e vinte cinco’, ação Prémio aos Produtores de Leite, medida Premio às Produções Animais, do subprograma POSEI-Açores 2018”.

O governante realçou que o “adiantamento desta ajuda permitirá aos cerca de 2.400 produtores de leite da Região, reforçar a capitalização das explorações agrícolas e agropecuárias num momento de particulares desafios para o setor”.

O Governo dos Açores decidiu, no âmbito do processo de concessão da exploração da Água das Lombadas, na ilha de São Miguel, declarar a “utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação de prédio rústico no Mato das Lombadas, na Ribeira Grande”, uma medida “necessária à realização dos trabalhos de exploração” daquela água mineral natural e água mineral gasocarbónica.

Relativamente à Calheta de Pero de Teive, o Governo dos Açores autorizou as operações urbanísticas que a sociedade ASTA Atlântida se propõe realizar, tendo em vista a “construção de um hotel de quatro estrelas, com uma capacidade prevista de 218 camas”.

Berto Messias salientou que este projeto “contempla a criação de uma praça de grandes dimensões para usufruto da população, composta por áreas verdes e zonas de permanência, para além do edifício do novo hotel, sendo uma infraestrutura de interesse regional, atendendo à sua implantação na cidade e proximidade ao terminal marítimo de passageiros, local de entrada de turistas na ilha”.

Na área da cultura, o Governo dos Açores decidiu lançar o concurso público para a empreitada do Núcleo de Santo André do Museu Carlos Machado pelo valor base de cerca de 3,1 milhões de euros.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*