Sistemas de informação do Serviço Regional de Saúde vão comunicar entre si

O Secretário Regional da Saúde anunciou a formalização de um acordo entre empresas do setor das tecnologias da saúde para promover a comunicação entre os sistemas de informação dos hospitais e dos cuidados de saúde primários.

Rui Luís falava no Encontro de Tecnologias e Sistemas de Informação do Serviço Regional de Saúde, promovido pela Secretaria Regional da Saúde, em parceria com a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, tem como principal objetivo promover o debate sobre o atual estado dos sistemas de informação no Serviço Regional de Saúde.

Em declarações aos jornalistas, o titular da pasta da Saúde referiu as vantagens que decorrem do memorando de entendimento celebrado entre as empresas de tecnologias da saúde que operam no Serviço Regional de Saúde.

O Secretário Regional defendeu que, para melhorar e potenciar a capacidade de comunicação entre sistemas, será necessário “um compromisso de todos os intervenientes”, acrescentando que este “é um verdadeiro desiderato para a melhoria do Serviço Regional de Saúde”.

Neste sentido, sublinhou que a finalidade dos sistemas de informação em saúde não pode ser apenas para “obter informações”, mas, acima de tudo, para “melhorar a ação”, permitindo melhorar as decisões de gestão de cuidados de saúde em todos os níveis do sistema de saúde.

Rui Luís salientou ainda que estes acordos alcançados entre empresas se destinam a salvaguardar os superiores interesses dos utentes, culminando em rentabilização de recursos e ganhos em saúde.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*