Governo regional “tenta esconder” responsabilidades financeiras de quase 3.000 milhões de euros

O PSD/Açores denunciou que o vice-presidente do governo regional “tenta esconder” que as responsabilidades financeiras da Região ascendem a quase 3.000 milhões de euros, ao omitir cerca de 1200 milhões de dívidas e outros encargos.

António Vasco Viveiros, porta-voz do partido para as áreas de economia e finanças, que falava após a divulgação, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), da segunda notificação de 2018 relativa ao procedimento dos défices excessivos, salientou que as responsabilidades financeiras totais da Região “são bem superiores ao valor da dívida bruta, dado que esta não inclui a dívida não financeira, as dívidas das empresas públicas que estão fora do perímetro orçamental e as responsabilidades das parcerias público-privadas”.

Segundo o parlamentar, a dívida não financeira da administração direta e empresas incluídas no perímetro orçamental ronda os 200 milhões de euros, os passivos das empresas não incluídas no perímetro orçamental (grupos SATA e Lotaçor, SINAGA e Portos dos Açores) ascendem a 400 milhões de euros, enquanto que as responsabilidades das parcerias público-privadas apresentam um valor superior a 600 milhões de euros.

O deputado porta-voz do PSD/Açores para as áreas de economia e finanças acrescentou que o governo regional “esconde também que a dívida pública cresce em valores anuais na ordem dos 100 milhões de euros, sem a correspondente variação no PIB”.

O social-democrata alertou também para o “mau exemplo” das dívidas – superiores a 15 milhões de euros – das empresas públicas regionais à Segurança Social, “quando os privados têm de cumprir escrupulosamente com as suas obrigações”.

Para António Vasco Viveiros, o vice-presidente do governo regional “insiste em lançar a dúvida junto da opinião pública, com um conjunto de conclusões que envergonhariam qualquer economista”.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*