Escolas da Lagoa com menos alunos este ano letivo, à exceção de Água de Pau

Cerca de cem alunos a menos da Secundária de Lagoa

A 14 de setembro teve início o novo ano escolar 2018/2019, com milhares de alunos de regresso às escolas. Na Lagoa foram muitos os que entraram pela primeira vez, e muitos outros que regressaram à escola, após as férias.

Mas o arranque na Lagoa fica marcado por uma diminuição do número de alunos inscritos, quer na EBI de Lagoa, na EBI de Água de Pau, assim como na ESL onde se registou a maior diminuição.

Na Escola Secundária de Lagoa (ESL) são 870 os alunos que se encontrar a frequentar o presente ano letivo.

O 7.º ano conta com 104 alunos do currículo normal, mais 20 com currículo adaptado NEE e mais 21 do Curso de Formação Vocacional, num total de 155 alunos.

De salientar que dos 104 de currículo normal, 39 inscreveram-se no Ensino Especializado em Desporto (Badminton).

No que se refere ao 8.º ano, existem 138 alunos no currículo normal, 7 com currículo adaptado NEE e mais 13 no Curso de Formação Vocacional, perfazendo um total de 158 alunos.

No 9.º ano, estão inscritos 134 alunos do currículo normal e mais 16 nos Programas Uneca Ocupacional e de Transição para a Vida Ativa.

No que diz respeito ao 10.º ano, inscreveram-se 110 alunos (Cursos Científico-Humanísticos), 40 do Curso de Profij (27 Técnico de Comercial e 13 de Técnico de Turismo Ambiental e Rural) e mais 14 no Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, num total de 161 de alunos.

Quanto ao 11.º ano, estão inscritos 62 alunos (Cursos Científico-Humanísticos), 14 do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 17 do Curso Profissional de Técnico de Comércio, 25 do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e mais 19 do Curso Profissional de Gestão do Ambiente, num total de 137 alunos.

No 12.º ano estão inscritos 54 alunos (Cursos Científico-Humanísticos), 13 do Curso Profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, 21 alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 6 alunos do Curso Profissional de Gestão do Ambiente e 12 alunos do Técnico de Gestão, num total de 106 alunos.

A Escola Secundária de Lagoa, neste ano letivo, tem ainda alunos em outras ofertas formativas, nomeadamente 386 no currículo normal do 3.º ciclo; 226 no currículo normal secundário, assim como 27 alunos no currículo adaptado NEE; 34 alunos nos Cursos de Formação Vocacional; 16 alunos no Uneca e Transição para a Vida ativa; 40 alunos nos Cursos Profij 10.º ano, assim como 141 alunos nos Cursos Profissionais (10.º, 11.º e 12.º ano).

Fonte da ESL adianta que este ano letivo, a escola tem a oferta do ensino especializado em desporto no 7ºano com a modalidade de Badminton e dois curso do ensino secundário de PROFIJ, Técnico Comercial e Técnico de Turismo Ambiental e Rural.

Em relação ao ano transato, a Escola Secundária de Lagoa tem menos sete turmas e cerca de uma centena de alunos a menos.

Por outro lado, este ano letivo fica marcado pelos melhoramentos efetuados no pavilhão da escola, tendo este sofrido uma intervenção na cobertura da zona dos balneários e no piso, fruto da realização do Campeonato da Europa em Patinagem Artística que decorreu na Cidade de Lagoa, o que levou a uma intervenção há muito necessário neste espaço da ESL.

EBI de Lagoa com menos 48 alunos que no ano anterior

Na Escola Básica e Integrada de Lagoa, esta conta com 1034 alunos inscritos neste ano letivo 2018/2019, embora com menos 48 alunos que o ano letivo transato.

No Pré-escolar estão inscritos 233 alunos, 491 são os alunos do 1º ciclo, enquanto o 2º ciclo conta com 243 alunos.

Existem ainda inscritos sete alunos do 1º ciclo no PCA (Percursos Curriculares Alternativos), assim como 31 do 2º ciclo. De salientar que os PCA destinam-se aos alunos com dificuldades de aprendizagem, insucesso escolar, risco de exclusão social e/ou abandono escolar.

Na EBI de Lagoa estão ainda inscritos 29 alunos no PEREE (Programa Específico do Regime Educativo Especial).

Este ano letivo, o Conselho Executivo da EBI de Lagoa implementou algumas medidas com o intuito de promover o sucesso educativo, a segurança e o bem-estar dos alunos e ainda combater a indisciplina.

Na EB2 Pe. João José do Amaral será disciplinada a entrada dos peões, no portão poente, passando a ser separada dos veículos.

Foi ainda construído um apeadeiro, com o patrocínio da autarquia de Lagoa, junto ao portão norte, onde passará a ser feita a entrega e recolha de alunos.

Foram ainda construídas instalações sanitárias nesta escola para pessoas com mobilidade condicionada e várias rampas de acesso ao pavilhão central e ao ginásio.

Na EB1/JI Dr. Francisco Carreiro da Costa, e ao nível das instalações, esta escola também sofreu uma grande intervenção. Foi retirada a cortiça dos tetos das salas de aula e as mesmas foram pintadas.

Houve ainda alterações aos horários das turmas da EB2 Pe. João José do Amaral (Fisher), passando a integrar 3 turnos diferentes para almoço, de modo a evitar a sobrelotação dos espaços, reduzindo, com isso, habituais focos de indisciplina.

Os apoios educativos, no 2.º Ciclo, passarão a dar disponibilizado aos alunos durante o horário das suas turmas.

A EBI de Água de Pau foge à tendência na Lagoa

Quanto à Escola Básica e Integrada de Água de Pau, neste ano letivo estão inscritos 547 alunos, comprando com o ano letivo transato, regista-se um aumento em um aluno.

No Pré-escolar, estão inscritos 99 alunos, menos três que no ano letivo anterior.

Na EBI de Água de Pau, no 1º ciclo, este ano letivo estão inscritos 176 alunos, menos sete que no ano transato. São 45 do 1º ano, 48 do 2º ano, 31 do 3º ano e 52 do 4º ano.

Quanto ao 2º ciclo, estão inscritos 115 alunos, neste caso, mais quatro que no ano letivo 2017/2018. Por anos, são 51 no 5º ano e 64 no 6º ano.

Na EBI de Água de Pau registo também para o aumento moderado do número de alunos do 3º ciclo. Este ano letivo estão inscritos 157 alunos, mais cinco que no ano transato.

A saber, e por anos, no 7º ano estão inscritos 60 alunos, sendo que no 8º ano são 41. Quanto ao 9º ano, estão inscritos 56 alunos.

Quanto às novidades para este ano letivo, na EBI de Água de Pau, de salientar o projeto “Experiências com letras”, a desenvolver na Biblioteca escolar que alia a leitura às ciências experimentais e que teve a colaboração da Câmara Municipal de Lagoa.

De salientar que os dados aqui apresentados foram recolhidos junto dos respetivos conselhos executivos das escolas da Lagoa.

DL

Categorias: Educação, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*