Erasmus+ Project LEVEL – Teste Público da Aplicação Enchanted Crystals no NONAGON

No passado dia 31 de agosto, realizou-se no NONAGON o teste público da aplicação educativa “Enchanted Crystals”. Contamos com a colaboração e parecer especializado do NONAGON e de empresas alojadas naquele centro de ciência e tecnologia, além de muitos outros representantes de diferentes áreas, assim como, pais e filhos, que foram convidados a testar a aplicação. Estiveram presentes várias crianças, muitas delas dentro do público alvo da aplicação, que se situa entre os 9 e os 12 anos. Marcaram igualmente presença alguns dos jovens atores que dão a voz portuguesa aos personagens do jogo, que já se encontra quase totalmente traduzido para o Português, estando-se a fazer algumas melhorias na qualidade do som. O grupo de jovens atores está a ser dirigido pela docente Paula Silva, da Escola Secundária de Lagoa.

A aplicação, ainda em desenvolvimento, pretende vir a ser um meio de auxiliar o ensino da Matemática, através do treino das quatro operações básicas em contexto lúdico. A didáctica é suportada por uma interação simples, sendo o resultado escrito no ecrã do telemóvel ou tablet. Com o intuito de motivar os alunos, criou-se um universo do tipo “Harry Potter” onde as personagens do jogo estão numa escola de magia na qual a Matemática é usada para fazer feitiços.

O videojogo está a ser desenvolvido no âmbito do programa Erasmus+, sendo parceiros a Escola Secundária de Lagoa, a escola grega, Platon M.E.P.E, a universidade escocesa, Glasgow Caledonian University, e a empresa alemã, Ingenious Knowledge. O videojogo encontra-se na sua reta final de desenvolvimento, sendo classificado dentro dos serious games (jogos sérios), termo utilizado para os videojogos que possuem propósitos que ultrapassam o entretenimento, neste caso, com um fim educativo.

João Freitas
Coordenador do projeto Erasmus
Escola Secundária de Lagoa
(Artigo publicado na edição impressa de outubro de 2018)

Categorias: Educação, ESL, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*