EBI de Lagoa: Regresso à Escola…

Embora as aulas tenham começado no dia 17 de Setembro, os pais e encarregados de educação dos alunos dos diferentes níveis de ensino ministrados na EBI de Lagoa foram acolhidos nas diversas escolas que compõem esta Unidade Orgânica no dia 13. A primeira abordagem foi feita pelo Presidente do Conselho Executivo, no caso dos alunos da EB 2,3 Padre João José do Amaral e pelas Coordenadoras de Escola nas sete escolas EB1/JI. Foram dadas informações referentes ao funcionamento da Escola e recordado o papel fundamental dos pais e Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos. O apelo foi feito no sentido de todos unirem esforços de modo a apoiar os alunos de forma a alcançarem o sucesso pretendido e serem cidadãos conscientes e responsáveis. Posto isto, os encarregados de educação dirigiram-se às salas onde os professores titulares/ diretores de turma os esperavam, a fim de se conhecerem, darem mais informações necessárias e reforçar o apelo feito aos pais para a importância do seu papel na educação dos seus educandos.

No dia 14 de Setembro, dia do ProSucesso, todos os alunos foram recebidos na Escola pelo Presidente do Conselho Executivo e depois pelo professor titular/ diretor de turma. Foi o dia do reencontro com os amigos e de alguma ansiedade por parte dos alunos que chegaram pela primeira vez à escola. Foi o ponto de partida para o novo ano letivo que desejamos que seja agradável e com sucesso para todos.

No dia 17 as aulas começaram efetivamente. É tempo de aprender, mas também de conversar sobre as férias e sobre o que o que os alunos esperam deste ano letivo.

Os alunos do 6ºG responderam ao apelo da professora de Português escrevendo um pequeno texto sobre o recomeço das aulas. Foram lidos os textos e selecionado, pela turma, aquele que consideraram o melhor. Foi escolhido o texto da aluna Isabel Ferreira, que aqui deixamos.

De volta à escola
Lá vamos nós começar mais um ano. Rever os amigos e voltar à rotina. Tenho de confessar que está a ser difícil acordar cedo, mas juro que estou a tentar. Voltar à escola tem os seus altos e baixos. Tenho que vos dizer que estava nervosa por ir conhecer os professores novos. Fico a pensar se são maus ou bons, mas até gostei de todos, até agora. Sei que eu e os meus amigos gostaríamos de estar na praia a comer uma bola de berlim e a fazer desenhos na areia, ou talvez no telemóvel a ver vídeos na internet, mas agora estou na escola a escrever este texto, cheia de calor, ansiosa para que chegue o inverno e cheia de energia para o 6º ano.” 

(Texto publicado na edição impressa de outubro de 2018)

 

Categorias: EBI de Lagoa, Educação

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*