São Miguel e Santa Maria com previsão de chuva forte e trovoada

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma zona de instabilidade, resultante da interação entre os ciclones tropicais Helene, que continua a afastar-se do arquipélago, e Joyce, que passará a mais de 250 quilómetros a sul dos Açores, deve continuar a condicionar o estado do tempo no Grupo Oriental, prevendo-se a ocorrência de precipitação forte, por vezes acompanhada de trovoada.

Nestas condições, para as ilhas de São Miguel e Santa Maria o IPMA prolongou assim o aviso amarelo de precipitação e emitiu aviso amarelo de trovoada, no período entre as 13h30 e as 21h00 deste domingo, dia 16 de setembro.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as devidas medidas de autoproteção, nomeadamente manter limpos os seus sistemas de drenagem, bem como os adjacentes à sua residência, alerte as autoridades competentes.

Não circular sem necessidade. Pode atrapalhar a circulação das forças de segurança ou cair em buracos ocultados por lençóis de água; em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*