IPMA faz atualização da tempestade Helene

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de fazer uma nova atualização sobre a passagem da tempestade tropical Helene.

Segundo o IPMA, às 12:00 (hora dos Açores), o centro da tempestade localizava-se a 978 km a SSW das Flores. O ciclone Helene está a deslocar-se para N a 37 km/h com uma previsão da trajetória a indicar que deverá atravessar o arquipélago entre os grupos Ocidental e Central, prevendo-se que a partir das 06:00 (hora dos Açores) do dia 15 o centro se encontre a aproximadamente 450 km a SW das Flores. Espera-se ainda que, a partir das 06:00 (hora dos Açores) de dia 16, este ciclone passe para a categoria de Pós-Tropical / Extra-Tropical.

Sendo assim, de acordo com a previsão, é muito provável (probabilidade entre 60 a 90 %) das ilhas dos grupos Ocidental e Central começarem a sofrer os efeitos desta tempestade (aumento gradual da intensidade do vento e agitação marítima e ocorrência de precipitação pontualmente forte), a partir das 06:00 (hora dos Açores) de Sábado (15 de setembro) atingindo, inicialmente, as ilhas Flores e Corvo e estendendo-se gradualmente às ilhas do grupo Central.

Nestas condições, prevê-se que entre as 12:00 (hora dos Açores) de sábado e as 09:00 (hora dos Açores) de domingo ocorra precipitação intensa, o vento sopre do quadrante sul FORTE a MUITO FORTE com rajadas até 120 km/h e as ondas atinjam os 8 metros de altura significativa de sul.

Quanto às ilhas do grupo Oriental, com o céu a apresentar-se muito nublado, prevê-se que ocorra precipitação temporariamente forte e rajadas que poderão atingir os 85 km/h.

DL/IPMA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*