Contratação de 70 enfermeiros está em curso

O Secretário Regional da Saúde revelou que está em curso a contratação de mais 70 enfermeiros que irão integrar o Serviço Regional de Saúde.

Rui Luís, que falava à margem da Cerimónia de Vinculação à Profissão, promovida pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, acrescentou que o Governo dos Açores tem vindo a criar um conjunto de condições para melhorar a carreira destes profissionais.

“Recentemente, assinámos um acordo coletivo de trabalho com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses que irá permitir, entre outras situações, a equiparação dos colegas que estão com contrato individual de trabalho, com os que estão em funções públicas”, afirmou.

Deste acordo resultou a redução do período normal de trabalho dos enfermeiros com contrato individual de trabalho, de 40 para 35 horas semanais, que entrará em vigor a partir de 1 de janeiro.

O titular da pasta da Saúde adiantou que está a ser calculado o número de enfermeiros necessários, para, de forma atempada, proceder ao recrutamento de mais enfermeiros.

Na ocasião, Rui Luís lembrou ainda que o Executivo autorizou a atribuição do suplemento remuneratório a 288 enfermeiros especialistas que estão a exercer a sua especialidade no Serviço Regional de Saúde.

No que se refere à valorização da profissão, o governante sublinhou a aposta “forte” na formação, através de um plano de formação implementado pela Direção Regional de Saúde.

Na sua intervenção, Rui Luís elogiou a dedicação destes profissionais, lançando o desafio de “encararem a entrada na profissão como uma oportunidade de inovar nos cuidados, nos serviços e nas comunidades”.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*