Governo dos Açores vai investir 60 mil euros em equipamentos informáticos para as escolas

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou que o Governo dos Açores vai prosseguir no ano letivo de 2018/2019 com o investimento que visa o apetrechamento das escolas do arquipélago com “meios informáticos modernos”.

Avelino Meneses, que falava na abertura do II Encontro Regional de Tecnologias na Educação, que decorre na EBI Francisco Ferreira Drummond, na Vila de São Sebastião, adiantou que esse investimento deverá rondar os 60 mil euros.

As escolas abrangidas no ano letivo que agora se inicia são as de Santa Cruz da Graciosa e da Povoação e de Nordeste, em S. Miguel, acrescentou o titular da pasta da Educação.

No ano letivo de 2017/2018, o investimento em equipamentos informáticos para as escolas, que rondou também os 60 mil euros, abrangeu as escolas do Corvo, das Flores, de Santa Maria e do Topo, na ilha de S. Jorge.

Avelino Meneses salientou que, com as escolas dotadas com tecnologias que “já pertencem ao quotidiano dos alunos”, prossegue-se igualmente com a formação dos docentes para a utilização dessas tecnologias, como é o caso da iniciativa que decorre até quarta-feira na EBI Francisco Ferreira Drummond.

Esta iniciativa insere-se no Prosucesso e no programa TOPA – Traz O Teu Próprio Aparelho, que procura estimular e promover competências digitais junto dos alunos açorianos, com a orientação dos seus professores, para que possam desenvolver uma literacia digital capaz de os habilitar com as ferramentas necessárias para uma real igualdade de oportunidades na nova economia digital, num contexto global.

Esta é uma orientação fundamental da Secretaria Regional da Educação e Cultura, que tem atribuído às Tecnologias de Informação e Comunicação um papel muito relevante nos currículos básicos e secundários, no sentido de dotar os alunos açorianos de competências nas áreas digitais, orientação que se tem materializado através de programas concretos, como o TOPA, a REDA, o Anima 3D, a Programação e Robótica (e.bot), e outros de cariz nacional, em parceria com a Direção-Geral de Educação.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*