Paróquia de Santa Cruz prepara biografia do Bispo D. Manuel de Medeiros Guerreiro

A paróquia de Santa Cruz, Matriz de Lagoa, está, neste momento, a preparar, em livro, uma biografia do Bispo natural desta comunidade, D. Manuel de Medeiros Guerreiro.

O livro pretende despertar os habitantes de Santa Cruz para a importância daquele que foi Bispo de S. Tomé de Meliapor, Índia, e Bispo de Nampula, em Moçambique.

A obra, ainda em construção, divide-se em vários capítulos – seis: o primeiro incide sobre os primeiros anos em Santa Cruz; o segundo sobre os seus anos de formação sacerdotal; o terceiro debruça-se sobre o seu regresso aos Açores – memórias e legado – e a sua nomeação como Bispo de S. Tomé de Meliapor; o quarto sobre os seus anos em Nampula, Moçambique e o quinto sobre os louvores, as cartas escritas e os últimos anos de vida do Sr. Bispo natural de Santa Cruz. Por último, há um sexto capítulo que vai resultar de relatos orais de habitantes de Santa Cruz sobre o Sr. Bispo, ou seja, as memórias que têm dele.

O trabalho está a ser feito por Júlio T. Oliveira, sob coordenação do Pe. Nuno Maiato.

Assim sendo, a Paróquia solicita a todas as pessoas que tenham informações, fotografias que possam enriquecer esta biografia para contactarem pessoalmente com o autor ou pelo endereço eletrónico pe.maiato@gmail.com.

DL/JTO

Categorias: Cultura, Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*