Fundação ”la Caixa” e Governo Regional dos Açores impulsionam a criação de equipa de apoio psicossocial

A Fundação “la Caixa”, o Ministério da Saúde e os Governos Regionais das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores impulsionam a criação de 10 equipas de apoio psicossocial para reforçar o apoio que se proporciona a pessoas em fim de vida no âmbito das equipas de cuidados paliativos. Esta colaboração enquadra-se no Programa Humaniza, designado em Espanha por Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas da Fundação ”la Caixa”.

Alinhado com os respetivos Programas do Governo da República e das Regiões Autónomas para esta área e de acordo com o preconizado no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos para 2017/2018 o Programa Humaniza complementa a ação dos serviços públicos de saúde centrando-se no apoio integral prestado a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias.

Um marco deste Programa consiste na implementação de um modelo de intervenção por equipas de apoio psicossocial (EAPS), executado com grande sucesso há nove anos em Espanha e agora alargado e adaptado a Portugal. Estas equipas são constituídas por profissionais com formação e experiência para prestar apoio psicossocial e espiritual em situações de doença avançada, com vista a melhorar os aspectos emocionais (ansiedade, tristeza, mal-estar emocional, adaptação ao estado de doença), favorecendo o bem-estar dos doentes e seus familiares. Esta iniciativa vem assim reforçar o cuidado integral realizado pelas equipas de cuidados paliativos tendo em conta tanto o apoio psicológico e emocional, social e espiritual ao doente e aos seus familiares, como o apoio no luto e a profissionais de cuidados paliativos, além do acompanhamento por parte de voluntários.

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*