Berta Cabral pede informações sobre um Centro Educativo Tutelar nos Açores

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República questionou o Governo da República sobre a instalação de um Centro Educativo Tutelar na Região, querendo saber, “para quando se prevê o início da instalação da referida estrutura no arquipélago, em particular na ilha de São Miguel, de forma a responder às necessidades dos jovens delinquentes dos Açores”, referiu.

A social democrata considera que, “face à nossa natureza insular, e à distância que separa a Região de Portugal Continental, além do custo inerente a essa deslocação, a instalação de um Centro na Região é muito necessária”.

Berta Cabral recorda mesmo uma afirmação atribuída à Ministra da Justiça, que inaugurou no dia 7 do corrente o renovado Centro de Santa Clara em Vila do Conde, referindo que “manter os jovens delinquentes internados em centros educativos perto da família é uma boa opção. Ora, há muito que a população dos Açores reivindica um Centro Educativo na ilha de São Miguel, com vista a evitar esse corte físico e geográfico entre os jovens delinquentes e as suas famílias”, reforça.

A deputada acrescenta que, “numa recente visita do Bastonário da Ordem dos Advogados aos Açores, foi novamente referida a necessidade da criação de um Centro Educativo Tutelar, que trabalharia as vertentes do internamento e do cumprimento de penas, para que os menores não tenham que ser retirados de junto das suas famílias”, lembra.

Na missiva entregue ao Executivo de António Costa, a deputada avança mesmo que, “caso haja outra estratégia governamental de reinserção social desses jovens açorianos que não passe pela deportação, cortando a sua relação com a família e com o meio social envolvente, qual é então a solução apontada e para quando a sua concretização?”, conclui.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*