JS Lagoa quer promover a reaproximação dos jovens à comunidade

Realizaram-se recentemente as eleições dos órgãos de concelhia a nível Açores da Juventude Socialista.

Na concelhia de Lagoa, Andreia Xavier Pereira passa a ser a Secretária Coordenadora, integrando a restante equipa de Direção: Angélica Teles, Brian Tavares, Beatriz Barbosa e Marta Arruda. Por sua vez, a Assembleia Geral é constituída por Gisela Baptista (Presidente), Jacinta Carreiro e Diana Oliveira.

Segundo Andreia Pereira, é uma responsabilidade acrescida em matéria de defesa de valores como a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Ao Jornal Diário da Lagoa, a secretária coordenadora da JS Lagoa referiu que “irei trabalhar junto do partido socialista para a prossecução do mesmo, empenhada também em acolher mais jovens para a JS da Lagoa”.

Para os próximos dois anos, a JS da Lagoa está aberta a cooperar com a Concelhia do PS Lagoa, fortalecendo o serviço do partido à comunidade.

Outro objetivo é o de aproximar a política dos jovens, sensibilizando-os também a prestarem um bom serviço para as causas sociais e públicas para as quais devem ter voz.

A JS da Lagoa está também aberta a cooperar com as instituições da Lagoa, no foro cultural, solidário e educativo.

“Pretendemos sair à rua e vamos dar início a esta iniciativa no mês de setembro. Todos os meses, faremos uma visita a várias ruas do concelho e será anunciada na nossa página do facebook a data, hora e local. Com estas visitas mensais, a JS da Lagoa pretende uma maior interação e aproximação aos jovens lagoenses e à restante comunidade”, referiu.

Ainda segundo Andreia Pereira, ao longo destes dois anos a JS da Lagoa pretende desenvolver várias atividades para os jovens do concelho, nomeadamente, na área desportiva, cultural e educacional.

A responsável reconhece que os sinais atuais revelam que os jovens começam a interessar-se mais pela política. “Há uma geração que se interessa pelos assuntos da comunidade. Certamente, que não devemos descurar os mais velhos. Ouvi-los e colher deles saberes que ajudem a orientar as nossas ações”.

Por outro lado, quanto à política de juventude levada a cabo pela autarquia lagoense, a secretária coordenadora tem sido muito positiva, conseguindo integrar cada vez mais jovens para uma voz ativa no concelho. “Esta integração tem sido realizada em várias vertentes, mas principalmente, através do apoio na área desportiva e educativa. Realço aqui o orçamento participativo jovem que coloca os jovens a pensar nos desafios futuros do concelho, sendo uma oportunidade para fazerem ouvir a sua voz e contribuindo para orientar a autarquia nas suas ações”.

Neste momento, o que mais preocupa os jovens socialistas da Lagoa é a falha de comunicação que existe com os jovens lagoenses e, para contrariar isso, “devemos de realizar campanhas de aproximação aos jovens”, recorda Andreia Xavier Pereira.

“Também acho que devemos credibilizar a política e os políticos, porque temos constatado que esse é um fator de afastamento das pessoas à política. No entanto, há também uma nova geração de jovens e uma nova geração de políticos que têm obrigação de inverter esta situação”.

A nova secretária coordenadora da JS Lagoa recorda um pensador brasileiro, Lenilson Xavier, para deixar uma mensagem aos jovens. “Forte não é aquele que nunca vai cair, é aquele que sempre vai conseguir se levantar. Até os mais fortes fracassam, e os mais jovens ficam cansados. Mas o importante é nunca desistir. Essa é a essência de todas as pessoas verdadeiramente fortes. Ao longo da vida, muitas pessoas vão tentar-te desencorajar e esgotar a tua força. Não perca tempo com elas, e procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é e não pelas coisas que você tem. Essas pessoas serão a tua força.”

Portanto, adianta, “não tenham medo de falar, façam as suas sugestões, apostem na sua educação e na sua formação pessoal e profissional e ajudem a mudar o nosso país (para melhor!)”.

DL

Categorias: Local, Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*