Delegação de Sainte-Thérèse (Canadá) na Lagoa

Está de visita à Lagoa, desde esta quinta-feira, dia 12 de julho, uma delegação da vila irmã de Sainte-Thérèse, Quebec, Canadá.

A delegação de 56 pessoas, é constituída por um grupo de folclore de tradição do Quebec e uma equipa de futebol dos veteranos “Les Braves de Sainte-Thérèse”. 

A Câmara de Lagoa, preparou um programa de visita que ocupará todo o grupo, acompanhados pelo vereador daquele município Armando Melo, lagoense emigrado no Canadá há mais de 40 anos.

Esta sexta-feira, dia 13, o grupo já teve oportunidade de visitar alguns locais do concelho e da ilha, o caso do Convento dos Franciscanos, a Coleção Visitável na Matriz de Lagoa, a Casa do Romeiro, entre outros, assim como uma passagem pela Fábrica de Chá da Gorreana.

A equipa de veteranos já realizou um encontro amigável em Água de Pau. No domingo, dia 15, decorrerá a segunda parte do torneio de veteranos, mas no Campo João Gualberto Borges Arruda na Cidade de Lagoa, onde participam também o Santiago e Operário.

Ainda no domingo, o Grupo Folclórico de Sainte-Thérèse irá atuar na Praça de Nossa Senhora do Rosário.

De recordar que a geminação entre Lagoa e SainteSainte-Thérèse-Thérèse foi efetuada em 1994. Depois disso, tem sido grande a proximidade entre estas duas cidades mediante a realização de intercâmbios escolares intercâmbios culturais.

Sainte-Thérèse tem cerca de 25 mil habitantes, sendo cerca de cinco mil os emigrantes açorianos, entre os quais, a grande maioria é oriunda do concelho de Lagoa.

De salientar que Lagoa (Açores) é geminada com sete cidades nos Estados Unidos [Bristol, Fall River, Dartmouth, New Bedford, Taunton, Rehoboth e Fairhaven], no Canada [Saint-Thérèse], em Cabo Verde [Santa Cruz] e com Lagoa do Algarve.

O objetivo destas geminações é de criar relações e mecanismos protocolares, económico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.

DL

Categorias: Comunidades, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*