Autarquia atribui placa toponímica ao Padre João Moniz de Melo

Foi deliberado, por unanimidade, em reunião da Câmara Municipal, a atribuição de uma placa toponímia ao Padre João Moniz de Melo, na rua atualmente denominada por Arruamento B, situada na Zona do Paul, na freguesia de Água de Pau. A cerimónia de atribuição do nome de “Rua Padre João Moniz de Melo” irá realizar-se, no dia 29 de julho.

Refere uma nota enviada às redações que o Padre João Moniz de Melo nasceu em 1871, nos Arrifes e foi Pároco da Vila de Água de Pau, durante 40 anos. Frequentou o Seminário de Angra e foi ordenado Diácono, no dia 22 de fevereiro de 1896, sendo que, por nomeação Régia de 1901, foi provido pároco de Nossa Senhora dos Anjos, na vila de Água de Pau, no dia 12 de janeiro de 1901 e exerceu as suas funções durante 40 anos. Por outro lado, entre 1928 e 1934, na freguesia da Ribeira Chã, exerceu a função de Cura. Faleceu a 22 de abril de 1946, quando tinha 75 anos.

Como pároco de Água de Pau, Pe. João Moniz de Melo, atravessou uma época difícil, em que a demagogia e as ideias adversárias ao catolicismo atacaram a igreja, sendo que teve que desenvolver uma revolução pacífica, sempre em prol da defesa da igreja de Nossa Senhora dos Anjos e da Lagoa.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local, Religião

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*