Governo dos Açores alarga sistema de vigilância em comportamentos de risco aos alunos das escolas profissionais

O Secretário Regional da Saúde anunciou que a componente da saúde escolar que consiste no exame de vigilância aos jovens, realizado no ensino público, será alargado ao ensino técnico-profissional no próximo ano letivo.

Rui Luís falava à margem da visita a uma atividade inserida na IV Semana Férias Ativas + Saúde, que também contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses salientou que, como é evidente no programa Escola Ativa, a educação “não pode ser apenas a formal, deve ter continuidade mesmo fora dos períodos de atividade escolar”.

A Semana Férias Ativas + Saúde pretende proporcionar às crianças uma alternativa lúdica e pedagógica para a ocupação dos tempos livres durante o período de férias, associada à oportunidade de adquirir hábitos de vida saudáveis que protejam a sua saúde futura.

Durante uma semana, os participantes têm a oportunidade de participar em sessões de educação para a saúde, workshops de alimentação saudável, passeios pedestres, aulas de laboratório e dinâmicas de grupo.

Nesta visita às atividades os titulares das pastas da Saúde e da Educação assistiram a uma ação de sensibilização sobre a higienização das mãos e higiene respiratória, como práticas importantes para a prevenção de infeções.

Rui Luís recordou que esta atividade é uma extensão do programa de saúde escolar que é realizado em todas as escolas da Região, numa parceria entre as secretarias regionais da Saúde e da Educação e Cultura.

DL/Gacs

Categorias: Educação, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*