ESL: Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa [10]

Novo curso de formação para professores sobre Geocaching

Realiza-se, na Escola Secundária da Lagoa, entre 2 de abril e 6 de julho, um curso de formação, certificado, para professores do 2º, 3º ciclo e secundário que se encontrem colocados em escolas dos Açores, sobre: Geocaching – Uma ferramenta educativa (2ª edição). Este curso é promovido pelo Newrónio, centro de formação da Escola Secundária da Lagoa, sendo formador o professor Luis Filipe Machado, coordenador do Clube de Geocaching desta escola e que é um dos responsáveis pela GeoTour Azores, projeto da Direção Regional do Turismo, que utiliza o Geocaching como “ferramenta” promocional do turismo nos Açores. Encontram-se inscritos 21 professores de várias escolas de S. Miguel, de S. Jorge e do Pico.

Visita de Estudo à cidade de Lagoa

No dia 14 de junho realizou-se uma visita de estudo a esta cidade, onde participaram quinze elementos do clube, acompanhados por cinco professores. Durante esta atividade os alunos tiveram oportunidade de encontrar caches de vários tipos diferentes, nomeadamente caixas: tradicionais, enigmas e earthcaches. Também tiveram a possibilidade de “treinar” a navegação para as caches, quer com o GPS, quer com os telefones. Os elementos deste Clube aproveitaram a oportunidade para fazer manutenção a algumas das suas caches. Algumas das caches encontradas foram duas novas caches produzidas por professores desta escola, que participaram no último curso de Geocaching, para professores, realizado aqui na Lagoa. Durante esta visita de estudo, o grupo percorreu toda a zona litoral da Lagoa e aproveitou a passagem pela piscina municipal, para tomarem um banho de ma e para almoçarem

Também participaram nesta atividade de final deste ano escolar dois elementos do clube de Fotografia desta mesma escola, pois estes dois clubes têm uma parceria de cooperação e colaboração.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de junho de 2018)

Categorias: Educação, ESL

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*