Dia Mundial das Bibliotecas assinalado nos Açores

A Direção Regional da Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais sob a sua tutela, associa-se às comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala a 1 de julho.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, sendo agora parceira do Bookcrossing, vai promover a ‘viagem’ inaugural dos livros que darão início a este projeto, no Jardim Antero de Quental, a 2 de julho, pelas 11h00.

O Bookcrossing é um movimento mundial de incentivo à leitura e à criação de uma comunidade em torno da partilha de livros, sendo entendido como um clube de leitura global que não conhece limites geográficos, sob o lema “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”.

Os membros do Bookcrossing ‘libertam’, assim, livros para que possam ser ‘encontrados’ por outros leitores, tendo por objetivo transformar o mundo numa biblioteca.

Começando pelo Jardim Antero de Quental, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada, a partir de 2 julho, ‘libertará’ livros em diversos locais públicos dos concelhos da ilha de São Miguel, promovendo desta forma hábitos de leitura, aproximando o livro de públicos alargados e criando uma nova comunidade de leitores.

Para comentar os livros ‘libertos’ pela Biblioteca, os leitores deverão aceder ao endereço eletrónico www.bparpd.azores.gov.pt, na área de Destaques, onde se encontra o acesso ao Bookcrossing – www.bookcrossing.com – inserir o número de identificação dos livros encontrados (BCID) e assim saber de onde vieram, que percurso tiveram, quem os leu, e deixar a sua opinião sobre eles.

DL/Gacs

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*