Freguesia do Rosário recebe atuação do Rancho Folclórico Alentejano “As Ceifeiras”

A praça de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa, irá receber, dia 29 de junho, pelas 21h00, as atuações do Rancho Folclórico “As Ceifeiras”, oriundo de Alter do Chão, no Alentejo, seguindo-se da performance do Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo, de Ponta Delgada.

Esta iniciativa que tem o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, “surge no âmbito de uma parceria que a autarquia tem procurado fomentar, por forma a trazer grupos oriundos de Portugal Continental, que favorizam a diversidade cultural, principalmente em termos musicais”, refere Albertina Oliveira, vereadora responsável pela cultura do concelho.

De salientar que, O Rancho Folclórico “As Ceifeiras” iniciou a sua atividade em 1981, com umas marchas de Carnaval ensaiadas por Amaro da Alegria Correia, e como houve uma grande adesão de todas as pessoas envolvidas nesta iniciativa, nasceu a vontade de criar um rancho folclórico. Entretanto, foi formada uma coletividade de nome Grupo Alterense de Cultura, à qual o rancho pertenceu, antes de fazer parte da Casa do Povo. Mais tarde, aquando da extinção das Casas do Povo, este grupo foi obrigado a criar a sua própria coletividade, que se designa, atualmente, por Rancho Folclórico “As Ceifeiras”. Desde então, dançaram e cantaram em palcos de norte a sul do país, participando em festivais de folclore nacionais e internacionais.

Por seu turno, o Grupo Recreativo e Cultural Domingos Rebelo surge da necessidade dos elementos que compõem esta coletividade, complementarem a atividade exercida na escola Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, com uma componente lúdica, que lhes permite acentuar o sentimento de pertença, pelo prazer de desfrutar dos momentos de partilha de uma aprendizagem que os transporta para as raízes da cultura portuguesa. Deste modo, este Grupo tem vindo a contribuir para a preservação dos costumes e tradição e para a dinamização da cultura portuguesa, através de várias atuações, não só na comunidade escolar, mas também fora da escola.

Ainda neste fim de semana, a freguesia de Nossa Senhora do Rosário acolhe, as Festas do Sagrado Coração de Jesus, dias 1 e 2 de julho. No dia 1 de julho, pelas 18h00, terá lugar a procissão em honra do sagrado Coração de Jesus, que irá percorrer várias ruas desta freguesia, sendo que, os movimentos da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, jovens que realizaram a primeira comunhão, adolescentes da Profissão de Fé, demais entidades e instituições, irão incorporar a mesma.

No mesmo dia, pelas 21h30, a praça de Nossa Senhora do Rosário irá receber a atuação da Banda Filarmónica Estrela D´Alva, seguindo-se, no dia 2 de julho, às 21h30, do concerto do grupo “Imperadores”.

A componente religiosa, muito presente na história da cidade de Lagoa, une-se, desse modo, às atividades artísticas e musicais, fazendo com que a Freguesia de Nossa Senhora do Rosário proporcione um ambiente festivo e cultural a toda a comunidade lagoense.

DL/CML

Categorias: Cultura, Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*