João Castro congratula-se com avanços na reciprocidade entre serviços nacional e regional de Saúde

O deputado do PS eleito pelos Açores João Castro congratulou-se com os avanços dados na salvaguarda dos cuidados de saúde aos residentes na Região Autónoma dos Açores que recebam tratamento em unidades de saúde do continente. Segundo o deputado, trata-se de um assunto que está no bom caminho e antevê uma solução em breve.

Falando na Assembleia da República, durante uma audiência com o ministro da Saúde, o parlamentar lembrou que o pretendido ficou inscrito no Orçamento de Estado de 2018. 

João Castro aproveitou, porém, para solicitar um ponto da situação deste dossier. “Pretende-se que esses cuidados sejam prestados em igualdade de circunstâncias a qualquer cidadão nacional, pelo Serviço Nacional de Saúde”, recordou, assegurando também, obviamente, a reciprocidade dos cuidados prestados pelo Serviço Regional de Saúde a não residentes nos Açores. “Sabemos que já há trabalho desenvolvido e que foi constituído um grupo de trabalho, que já tem trabalho concretizado, nomeadamente com o reconhecimento das situações existentes”, afirmou.

O socialista açoriano recordou também que o ministro esteve recentemente nos Açores onde assinou um memorando de entendimento entre o Ministério da Saúde e a Secretaria Regional da Saúde do Governo dos Açores e questionou o governante sobre a calendarização dos trabalhos em curso bem como sobre os avanços considerados na articulação, que se impõe, entre o Serviço Nacional de Saúde e o Serviço Regional de Saúde.

DL/PS

Categorias: Política, Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*