Festas de Santo António são cartaz promotor da freguesia de Santa Cruz

Decorre até à próxima quinta-feira, dia 15 de junho, as Festas de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, onde não faltam motivos para demonstrar o empenho da comunidade e desta freguesia, na afirmação destas festas populares no panorama cultural regional.

Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, são oito dias de festa, em mais uma edição naquele que é o cartaz promotor da freguesia berço da Cidade de Lagoa.

Segundo Sérgio Costa, que falava no âmbito da abertura da 27ª edição destas festividades, reforçou o apoio financeiro e logístico da autarquia que, sem este, era impossível realizar a festa.

O autarca não esqueceu o trabalho feito pelos seus antecessores que, segundo referiu, realizaram as festas condignamente, engrandecendo-a e enriquecendo de ano para ano.

Sérgio Costa voltou a reforçar a necessidade de, atualmente, ser necessário tirar partido das potencialidades e recursos disponíveis, dai que as festas, este ano, regressão ao seu local de origem, com a realização dos eventos maioritariamente no Jardim dos Frades.

O Presidente da Junta aproveitou a ocasião para recordar que, como qualquer autarca, ambiciona mais e melhor para a sua freguesia, destacando que, atualmente, decorrem obras em habitações propriedade da freguesia, assim como outros projetos que estão em curso, nomeadamente em questões de trânsito, com vista a melhorar a entrada e saída da freguesia.

Sérgio Costa recordou, por outro lado, o recente protocolo com o Núcleo de Empresários de Lagoa – NELAG, tendo este núcleo agora a sua sede na freguesia, permitindo que esta receba uma maior movimentação de empresários, assim como mostrou satisfação pelo empreendimento turístico em construção que, segundo adiantou, “estou convicto que a freguesia terá grande afluência de turistas e será um elemento impulsionador na economia local”.

Falando igualmente nesta sessão, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa destacou o facto de, “passados 27 anos, a autarquia continua empenhada em colaborar e em fazer desta festa um dos seus mais fortes cartazes de animação e promoção das tradições populares, mostrando, que defende e sempre defenderá aquilo que identifica os lagoenses, nomeadamente as raízes culturais e a tradição de um povo”, isso mesmo disse a presidente da autarquia na sessão de abertura do evento.

Durante o seu discurso, Cristina Calisto referiu que “cada vez mais há que apostar no empreendedorismo de base local, tirando partido de novos talentos, da criatividade das nossas gentes e dos recursos naturais que dispomos para competir a nível regional e nacional”, defendeu a autarca, relembrando que, a Lagoa é um dos concelhos dos Açores que mais cresceu em termos populacionais.

A autarca recordou que, nos últimos três anos, foram redesenhados vários projetos para a Lagoa, onde as pessoas e as suas necessidades, não foram descuradas, isso sem abdicar de um rumo de progresso e desenvolvimento para o concelho.

Cristina calisto destacou a construção da “Casa da Montanha”, nos Remédios, um equipamento estratégico que será ponto de paragem obrigatório, assumindo-se como promotor do lugar dos Remédios, do turismo e da reserva natural da Lagoa do Fogo. Mas também, o arranque das obras do empreendimento turístico de 4 estrelas, Sul Villas, que trará prestígio à Lagoa, envergando mais turismo e desenvolvimento para o concelho.

A autarca relembrou ainda os investimentos já realizados, o caso das obras de requalificação do polidesportivo e construção do Skate Park e a requalificação do Jardim dos Frades, assim como ampliações nas escolas Medeiros Guerreiro e Tavares Canário.

Para o futuro as preocupações focam-se nas acessibilidades da freguesia, na substituição de iluminação pública em certos arruamentos por sistema LED e nos projetos de natureza turística. No domínio social, a construção do lar residencial e CAO que representam mais duas respostas sociais e um investimento de quase 3 milhões de euros.

A autarca disse ainda que não se esqueceu do seu compromisso para com os santacruzenses relativamente à requalificação da baía de Santa Cruz, projeto no qual está a trabalhar.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*