Oceanos estão sob pressão e todos temos a responsabilidade de os conservar e proteger

Segundo o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, os oceanos se encontram atualmente “sob grande pressão”, salientando que todos “temos a responsabilidade de os conservar e proteger”.

Gui Menezes, que falava no final de uma visita ao Aquário de Porto Pim – Estação de Peixes Vivos, para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra nesta data, sublinhou que só assim é possível continuarmos a usufruir dos oceanos, tanto em termos de recursos, como para lazer ou turismo, de uma forma sustentável.

“Os oceanos são muito importantes para a Humanidade, produzem cerca de 50% do oxigénio, absorvem cerca de 25% do CO2 que produzimos e isso também pode provocar, com as alterações climáticas, o aumento de CO2, a acidez dos oceanos, e isso trará outro problema”, alertou o governante.

O titular da pasta do Mar admitiu que “toda a gente está desperta hoje para os problemas dos plásticos nos oceanos”, mas frisou a dimensão deste grande desafio que “temos pela frente”, no sentido de evitarmos que “isso ocorra e que continue a ocorrer, para que não sejamos também afetados por esse problema, o que já começamos a ser, de certa forma”.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*