Aumento de vendas de produtos regionais comprova sucesso do modelo de desenvolvimento económico dos Açores

O Vice-Presidente do Governo destacou o contributo e o crescimento “muito acentuado” do volume de vendas de produtos regionais, com impacto no sucesso do atual modelo de desenvolvimento económico, considerando-o como o mais adequado para o Açores.

Sérgio Ávila, que falava durante uma visita ao supermercado Continente, do Grupo INSCO, acrescentando que “isso tem contribuído muito positivamente para o desenvolvimento e para o crescimento económico” da Região.

“Os dados dos últimos dois anos [2015 e 2016] do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o crescimento do PIB real, nos Açores, foi superior àquilo que se verificou no país”, adiantou o Vice-Presidente, sublinhando o contributo registado com o aumento da capacidade de exportação, do consumo interno e do investimento privado.

Desde janeiro de 2015, no âmbito do Competir+, já foram recebidas mais de 860 candidaturas, que representam quase 400 milhões de euros de investimento privado e preveem a criação de centenas de postos de trabalho.

Sérgio Ávila reafirmou que, “de ano para ano, verifica-se um enorme crescimento da procura de produtos Marca Açores”, realçando que esta subida resulta da “valorização dos produtos regionais” e da nova dinâmica verificada na área turística.

Turismo, agroalimentar e indústria são os principais setores que, segundo o Vice-Presidente, têm vindo a gerar mais postos de trabalho, contribuindo, de forma decisiva, para que a taxa de desemprego nos Açores seja atualmente metade da que existia há quatro anos

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*