Açores e Madeira reforçam ligação através de programa de voluntariado jovem

O Governo dos Açores iniciou uma parceria com o Governo da Madeira na área do voluntariado jovem, anunciou hoje o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

Berto Messias salientou que o programa estabelecido entre as duas Regiões Autónomas resulta de um “trabalho conjunto, com o intuito de, através do voluntariado, criar oportunidades de participação dos jovens em diversas ações de intervenção cívica que contribuam para a sua formação”.

“Assim, passa a estar integrada no projeto ‘Voluntariado Jovem – Tu Fazes a Diferença’, através da plataforma online, uma área específica para os projetos de voluntariado entre os Açores e a Madeira”, frisou Berto Messias.

O titular da pasta da Juventude afirmou que “este projeto é multifacetado, gerador de aprendizagens e aquisição de competências determinantes para o crescimento dos jovens Açorianos e Madeirenses, que passam a ter a opção de fazer um voluntariado numa região insular diferente da sua”.

Berto Messias adiantou que este programa se destina aos jovens residentes nas duas regiões, com idades entre os 18 e os 30 anos, sendo-lhes “assegurado o pagamento das despesas com a viagem de ida e volta, alojamento e ainda uma bolsa mensal”.

Berto Messias realçou o “importante papel que as associações juvenis ou equiparadas, inscritas no respetivo registo regional do associativismo jovem, as associações de estudantes do ensino superior, entre outras entidades públicas ou privadas, podem desempenhar no acolhimento e no enquadramento destes jovens voluntários, reforçando os laços entre as duas regiões”.

As inscrições para a ‘Academia do Jovem Voluntário’ podem ser efetuadas durante todo o ano através do endereço eletrónico https://voluntariadojovem.azores.gov.pt/.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*