Rodrigo Oliveira apela aos jovens açorianos para serem “embaixadores do espírito europeu” na Região

Europa-alunos-Agua-Pau-escola

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas apelou aos jovens açorianos para que “sejam embaixadores do espírito europeu” na Região e levem o nome dos Açores à União Europeia, através do seu “interesse, conhecimento e participação em iniciativas sobre a União”. 

Rodrigo Oliveira falava, em São Miguel, na sessão de encerramento do projeto ‘Os Açores e a Europa’, da responsabilidade do Clube Europeu da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, que levou 11 jovens alunos desta escola numa visita a Bruxelas, o que lhes permitiu “um contacto direto com a vida institucional da União Europeia”. 

Os alunos da EBI de Água de Pau visitaram, em Bruxelas, a Representação Permanente de Portugal na União Europeia, a Comissão e o Parlamento Europeu, numa viagem que também lhes possibilitou “sentir o cosmopolitismo e interculturalidade da cidade de Bruxelas” e passar por “cidades flamengas com ligações históricas a Portugal e aos Açores, como Gent e Bruges”.

Nesse sentido, considerou que esta viagem, certamente, fez os jovens “melhor compreender a diversidade que carateriza a Europa, mas também os laços que cimentam a sua unidade”. 

Rodrigo Oliveira elogiou o trabalho de professores e alunos do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, não apenas em relação ao projeto ‘Os Açores e a Europa’, mas também no que toca a outras iniciativas que decorreram ao longo deste ano letivo, com destaque para o facto de terem sido selecionados para a final nacional, em Lisboa, do Concurso ‘Europeus em Portugal’, com um trabalho na modalidade de Audiovisuais. 

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou ainda “a capacidade mobilizadora de alunos, pais, professores e comunidade escolar de Água de Pau em geral, que conseguiram reunir o conjunto de apoios necessários a esta deslocação, incluindo o contributo de diversas empresas, a preparação de jantares e outras iniciativas, como sorteios, a que se associou o Governo, a Câmara e a Junta”. 

O projeto ‘Os Açores e a Europa’ do Clube Europeu da EBI de Água de Pau contou com o apoio do Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e do programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude, tendo sido apresentado na sessão de encerramento um vídeo elaborado pelos alunos e testemunhos da viagem a Bruxelas.

DL/GaCS

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*