Karaté faz história nos Jogos das Ilhas

A seleção de karaté dos Açores, que esteve presente na 22ª edição dos Jogos das Ilhas, trouxe para a região 6 medalhas de bronze nas provas individuais e 2 taças de prata nas provas de equipas. Os Jogos das Ilhas decorreram na ilha italiana Sicília e contou com a participação de 4 nacionalidades na modalidade de karaté (Portugal, França, Itália e Malta) que disputaram encontros nas disciplinas de kata (forma) e kumite (combate), nos escalões de cadetes e juniores.

O karaté marcou assim a sua participação oficial com um desempenho positivo, demonstrando níveis de performance elevados que não foram devidamente reconhecidos nas provas individuais.

Fonte da AKA adianta que “não obstante, a nossa equipa foi capaz de ultrapassar inúmeros obstáculos, conseguindo superar-se de forma inigualável nas provas de equipas, alcançando a prata nas provas femininas e masculinas. Importa registar que nos encontros em equipas, apesar de não termos o conjunto completo de competidores, fomos capazes de combater de igual para igual com os restantes adversários, promovendo combates de grande espectáculo e qualidade desportiva. Os encontros foram decididos até ao último segundo, exigindo dos nossos atletas níveis elevados de desempenho físico, tático e técnico, assim como a participação em categorias superiores às suas, de modo a aumentar a probabilidade de vitória”.

Na comitiva açoriana esteve a karateca lagoense Érica Vital que alcançou o 3º lugar em Kumite Junior -62kg Feminino e Maria Sousa que também alcançou o 3° lugar Kumite Cadete +54kg Feminino.

Resultados individuais:
Luís Castro – 4° lugar (Kata Cadete Masculino);
Afonso Costa – 3° lugar (Kata Junior Masculino);
Maria Sousa – 3° lugar (Kumite Cadete +54kg Feminino);
Pedro Xavier – 3° lugar (Kumite Cadete -57kg Masculino);
Diogo Martins – 3° lugar (Kumite Cadete -63kg Masculino);
Érica Vital – 3° lugar (Kumite Junior -62kg Feminino);
Gonçalo Van-Zeller – 3° lugar (Kumite -68kg Masculino).

Estiveram representados atletas do Centro de Karaté da Lagoa, do Clube de Karaté Shotokan da Relva e do Clube de Karate-do Shotokan de Angra do Heroísmo, que com o apoio da Direção Regional do Desporto e acompanhados pela dirigente Ana Castro Pereira e pela treinadora Daniela Brito Reis, dignificaram o nome da Região Autónoma dos Açores.

DL/AKA

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*